EDUCAÇÃO

Eleições Sinpro/RS: prazo para inscrição de chapas se encerra no dia 14 de setembro

Os professores do ensino privado do Rio Grande do Sul elegerão, de 18 a 20 de outubro, a direção colegiada que ficará à frente do Sindicato no triênio 2023/2025
Por Edimar Blazina / Publicado em 13 de setembro de 2022

Foto: Igor Sperotto

A exemplo das eleições de 2019 (foto), as de 2022 serão realizadas de forma digital

Foto: Igor Sperotto

O período para a inscrição de chapas para concorrer às eleições da direção colegiada do Sindicato dos Professores (Sinpro/RS), para o triênio 2023/2025, se encerra no dia 14 de setembro. As inscrições podem ser feitas na secretaria do Sindicato, em Porto Alegre (Av. João Pessoa, 919), de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h.

As eleições para a nova direção colegiada da entidade, triênio 2023/2025, ocorrerão de 18 a 20 de outubro deste ano.

O processo foi aberto oficialmente pela Assembleia Geral, que ocorreu no dia 6 de agosto, e que elegeu a comissão que coordenará todo o pleito. Em votação específica, os docentes associados aprovaram a equipe integrada pelo professor Rômulo José Escouto e pelas professoras Ana Lúcia Silva Tomazi, Maria Lucia Iserhard Schlittler, Antonieta Beatriz Mariante e Rejani Maria Friedrich.

Eleições Sinpro/RS: votação on-line

Mais uma vez, os professores associados ao Sinpro/RS em todo o estado, de todos os níveis de atuação no ensino privado e que preenchem os requisitos previstos no edital, farão o registro do seu voto de forma digital, como na última eleição do Sindicato, em 2019.

Todo o processo será realizado pela empresa Eleja On-Line, especializada em votações deste tipo. O sistema utilizado pela companhia é criptografado e tem certificações de segurança que permitem auditoria. O voto é registrado em acesso único, com senha individual por usuário habilitado. As urnas estarão sob a responsabilidade de mesários devidamente cadastrados e identificados, distribuídas nas instituições de ensino de forma fixa e outras ainda de modo volante, para facilitar o registro dos votos dos professores.

“Estamos empenhando todo o esforço necessário para que os professores participem de mais uma eleição do Sinpro/RS”, esclarece Erlon Schüler, diretor do Sindicato.

Schüler explica que a luta pela manutenção dos direitos dos docentes tem se acirrado nos últimos anos nas negociações com os sindicatos patronais. “Isso só reforça a necessidade da manutenção de um Sindicato forte e atuante na defesa dos professores. A participação dos docentes no processo eleitoral é fundamental”, conclui.

Conforme o Estatuto Social, estão aptos a votar os professores que atuam no ensino privado do Rio Grande do Sul em todos os níveis e modalidades, que estejam associados ao Sinpro/RS há mais de três meses e em dia com as mensalidades e os serviços contratados junto ao Sindicato. Também aos aposentados é garantido o direito de voto.

Comentários