MOVIMENTO

Eleições do Sinpro/RS mobilizam 13,5 mil professores

Na maior eleição da história do Sindicato dos Professores do Ensino Privado do Rio Grande do Sul em número de votantes, mais de 62% dos associados compareceram às urnas
Por Valéria Ochôa / Publicado em 8 de novembro de 2019
    Votação na sala dos professores do Colégio Êxito, em Alvorada

    Foto: Sinpro/RS - Divulgação

    Foto: Sinpro/RS - Divulgação

    Votação na sala dos professores do Colégio Êxito, em Alvorada

Foram três dias intensos de votação, de 5 a 7 de novembro, em todo o estado. O resultado, anunciado pela comissão eleitoral nesta sexta-feira, 8, revela o amplo apoio a única chapa inscrita para o pleito: Novos Desafios, de situação. Dos 21.779 professores aptos a votar, 62,8% marcaram presença nas urnas. Dos 13.567 votos, 12.549 foram para a chapa inscrita, integrada em sua maioria da atual direção e um terço de professores estão inaugurando sua atuação como dirigentes sindicais.

“A categoria, mais uma vez, avaliou a importância da luta coletiva, principalmente numa conjuntura política voltada para a precarização do trabalho e pela tentativa de enfraquecimento não apenas da Justiça do Trabalho, mas também das entidades sindicais”, comemora Erlon Schüler, atual diretor do Sinpro/RS e integrante da chapa eleita. “Certamente, estas eleições ocorreram em um dos contextos mais adversos para os trabalhadores”.

Erlon entende que a forte participação dos professores no processo também revela a assertividade da proposta política do Sinpro/RS, quem mantém seu trabalho em três eixos: luta, serviço e cidadania. “A presença do Sindicato regularmente nas instituições de ensino faz a diferença”. Ele destaca que mais de 120 professores se sindicalizaram nestes três dias de votação.

A eleição do Sinpro/RS cresce a cada pleito em número de votantes. Em 2016, estavam aptos a votar 20.689 professores; em 2013, 18.244; e, em 2010, 17.605. “O número de votantes cresce com a ampliação do quadro social da entidade”, destaca Erlon. “Encerramos estas eleições esperançosos e confiantes em nosso trabalho”.

Adeus à cédula de papel

Esta foi a primeira vez que o Sindicato substituiu a cédula de papel pelo voto eletrônico e pela internet. “A receptividade da categoria foi muito boa”, afirma Margot Andras, diretora do Sinpro/RS. “Percorremos as instituições do estado nestes três dias de votação, das grandes às pequenas. O voto nas urnas eletrônicas, por meio de tablets, permitiu que os professores pudessem participar sem prejudicar sua rotina”.

“Foi um processo tranquilo e muito mais ágil em relação aos anteriores. Tenho certeza que a própria apuração e lisura ficaram mais evidentes. O Sindicato está de parabéns”, avaliou o professor Everton Rodrigo dos Santos, da Feevale, Novo Hamburgo.

Cristiano Goldschmidt foi um dos professores do grupo que votou pela internet. “Parabenizo os responsáveis pelo sistema eletrônico de votação na eleição deste ano para a direção do Sinpro/RS, o que possibilitou o voto dos professores sindicalizados sem a necessidade de deslocamento”, expôs. Cerca de 2,1 mil associados votaram pela internet.

O processo eleitoral iniciou no dia 17 de agosto, em Assembleia Geral, com a definição da Comissão que coordenou o processo, e encerrou nesta sexta-feira, dia 8 de novembro, com a apuração dos votos em separado e divulgação do resultado. Foram quase três meses de trabalho. Conforme Rômulo José Escouto, presidente da Comissão eleitoral, o processo ocorreu de forma organizada.

Comentários