CULTURA

Onde ficarão restos mortais do ditador Franco?

Jogo de empurra no processo de exumação de Francisco Franco do Valle de los Caidos, iniciado em agosto quando o governo espanhol deu prazo de 15 dias à família para a definição de um novo local
Por Marcelo Menna Barreto / Publicado em 1 de novembro de 2018
O líder nazista Adolf Hitler e o general espanhol Francisco Franco (dir.) em seu único encontro, em outubro de 1940

Not available

O líder nazista Adolf Hitler e o general espanhol Francisco Franco (dir.) em seu único encontro, em outubro de 1940

Not available

A família de Franco manifestou o interesse de sepultar o caudilho em túmulo na cripta da catedral de La Almudena, em Madri. O governo, apesar de registrar que a acomodação dos restos de Franco, devam se dar com toda a dignidade, afirma que o local não deve correr o risco de se tornar novamente um lugar de tributo ao período fascista que governou a Espanha. Para isso, o executivo invoca a Lei da Memória Histórica que retirou de todo o país placas, monumentos, nomes de ruas e avenidas que exaltam os vencedores da Guerra Civil Espanhola.

Conforme o diário El Pais, para a vice-primeira-ministra da Espanha, Carmen Calvo, La Almudena “não é propriedade privada” e, referindo-se a recente reunião com o secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, é da responsabilidade da Igreja Católica e do Estado, através do poder executivo, “garantir em todo o território espanhol que Franco não seja exaltado”.

A afirmação de Carmen Calvo gerou uma reação inusitada da Santa Sé, que não costuma fornecer informações sobre suas reuniões diplomáticas. Um comunicado oficial do Vaticano mostrou claramente a vontade da Igreja não ser usada politicamente no conflito. “O cardeal Pietro Parolin não se opõe a exumação de Francisco Franco”, mas, registra ainda o comunicado, em nenhum momento ele falou sobre o lugar do enterro. Em sintonia com o Vaticano, o arcebispado de Madri, reafirma a posição de que é o Estado e a família de Franco que devem encontrar uma solução para o imbróglio, informando que não fez nenhum contato com o governo ou com a família para tratar do enterro.

Mausoléu do ex-ditador integra monumento para homenagear mortos da Guerra Civil e virou destino de peregrinação de extremistas de direita. Governo quer transformar memorial num local de reconciliação nacional.

Foto: Pinterest

Mausoléu do ex-ditador integra monumento para homenagear mortos da Guerra Civil e virou destino de peregrinação de extremistas de direita. Governo quer transformar memorial num local de reconciliação nacional.

Foto: Pinterest

Mesmo com a reação incomum da Igreja, o governo pretende terminar o processo de exumação do ditador antes do final do ano. E, apesar do ruído na comunicação com a Santa Sé, está convencido de que tem o apoio da Igreja para seguir em frente.

Concretamente, nem o governo nem a Santa Sé, estão interessados em Franco em La Almudena, mas a discussão básica é saber quem assume o custo da decisão.

Francisco Franco governou a Espanha de 1939 até sua morte, em 1975. A imponente basílica onde foi enterrado virou destino de peregrinação para simpatizantes do general e de grupos de extrema direita. O governo espanhol quer transformar memorial num local de reconciliação nacional.

Leia também
Espanha dá 15 dias para família de Franco indicar destino para corpo
“É urgente porque estamos atrasados. Um ditador não pode ter um túmulo estatal em uma democracia consolidada como a espanhola, é incompatível”, disse a vice-primeira-ministra da Espanha, Carmen Calvo

Comentários