JUSTIÇA

Pastores são condenados a 21 anos de prisão pelo homicídio de Lucas Terra

Adolescente foi violentado e assassinado em 2001 dentro de um templo da Universal na capital baiana e seu corpo foi carbonizado em um terreno baldio
Da Redação / Publicado em 28 de abril de 2023

Imagens: TV Bahia/ Reprodução

Lucas Terra tinha 14 anos em 2001, quando foi assassinado. Pastores foram condenados a 21 anos por homicídio triplamente qualificado

Imagens: TV Bahia/ Reprodução

Os pastores Joel Miranda e Fernando Aparecido da Silva foram condenados na noite de quinta-feira, 27, a penas de 21 anos de prisão pelo homicídio do adolescente Lucas Terra.

O Júri, que durou três dias, condenou os pastores pelos crimes de homicídio qualificado por motivo torpe, impossibilidade de defesa da vítima e meio cruel.

Eles também teriam ocultado o cadáver, mas, como o crime foi cometido em 2001, prescreveu e não foi levado em consideração na sentença.

A denúncia contra os pastores foi oferecida à Justiça pelo Ministério Público (MPBA) em 2008.

Após recursos da defesa, a pronúncia dos acusados chegou a ser anulada pelo Tribunal de Justiça da Bahia, porém, decisão o Supremo Tribunal Federal (STF) acatou recurso do Ministério Público Federal (MPF) contra a decisão do TJBA.

No julgamento, os promotores de Justiça David Gallo e Ariomar Figueiredo sustentaram a acusação.

Aos 14 anos de idade, o adolescente Lucas Terra foi assassinado em 21 de março de 2001 após ter sido violentado sexualmente dentro de um templo da Igreja Universal do Reino de Deus, na capital baiana. A investigação concluiu que o jovem teve o corpo carbonizado em um terreno na Avenida Vasco da Gama, mas testemunhas e o MP sustentam que ele foi queimado vivo.

De acordo com os autos, o jovem foi assassinado após ter flagrado os dois pastores fazendo sexo.

Além dos pastores condenados, o pastor Silvio Galiza, que confessou a autoria do crime, foi condenado em 2012 e está preso. Joel Miranda e Fernando Aparecido da Silva podem recorrer da decisão.

Comentários