JUSTIÇA

Quatro mortos e cinco feridos por homem que invadiu creche armado com um machado

Após o massacre em Blumenau, Santa Catarina, assassino se encaminhou para o batalhão da PM e se entregou. Feridos são três meninos e uma menina com idades entre cinco e sete anos de idade
Por Marcelo Menna Barreto / Publicado em 5 de abril de 2023

Imagem: SBT/ Reprodução

Armado com machado, jovem de 25 anos pulou muro e atacou crianças em uma creche em Blumenau, Santa Catarina

Imagem: SBT/ Reprodução

Quatro crianças foram mortas e cinco foram feridas no início da manhã desta quarta-feira, 5, durante o ataque a uma creche na cidade catarinense de Blumenau. As vítimas fatais são três meninos e uma menina, com idades entre cinco e sete anos de idade.

Entre os feridos, uma criança está em estado grave.

O massacre foi protagonizado por um homem de 25 anos que chegou ao estabelecimento de moto, pulou um muro alto e avançou com um machado em punho contra os menores que estavam em um parque localizado nos fundos da creche.

Uma professora relatou em coletiva que quando percebeu que a creche estava sendo invadida escondeu os bebês no banheiro, mas não conseguiu evitar o ataque no parquinho que fica nos fundos do estabelecimento. “Ele entrou no parque matando, ele foi lá para matar”, disse. Segundo ela, o assassino portava mais armas além do machado.

De acordo com a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), o agressor saiu caminhando do local, o Centro Educacional Infantil (CEI) Cantinho do Bom Pastor, e se entregou no 10º BPM.

Ele não teve seu nome divulgado a pedido do Ministério Público para não estimular novos ataques nem gerar notoriedade ao crime. Natural de Salto do Lontra, no Paraná, o assassino trabalha como motoboy e tem diversos antecedentes como agressão armada, posse de drogas e maus tratos. Em suas redes sociais há inúmeras postagens enaltecendo o ex-presidente Jair Bolsonaro e o mentor do bolsonarismo, Olavo de Carvalho, a quem exalta como “heróis”.

De acordo com o Hospital Santo Antônio, os feridos foram submetidos a cirurgias. São crianças com idades a partir dos três anos de anos de idade, uma delas em estado grave.

Já o governador de Santa Catarina, o bolsonarista Jorginho Mello (PL) e o Corpo de Bombeiros divulgaram informações contraditórias sobre o número de vítimas.

Em suas redes sociais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se manifestou sobre o ataque: “Não há dor maior que a de uma família que perde seus filhos ou netos, ainda mais em um ato de violência contra crianças inocentes e indefesas”, afirmou Lula.

Explosão de violência machado

Desde agosto de 2022, o Brasil tem registrado mais de um ataque por mês em média em seus estabelecimentos de ensino.

Os dados são de um estudo realizado por pesquisadores da Unicamp e da Unesp.

Até a ocorrência na Cantinho do Bom Pastor, estavam contabilizados 22 ataques a escolas brasileiras.

O total de mortes, sem contar o parente de um dos agressores em Suzano, estava em 35 mortes.

Até o mês de agosto passado, a média de ataques que era bianual passou a ser mensal. Uma explosão de violência com um perfil de agressores majoritariamente com vínculos a ideias de extrema direita, segundo os pesquisadores.

Leia também:

Precisamos falar sobre radicalização nas escolas

Comentários