MOVIMENTO

Sindicatos farão vigília na sede do INSS nesta quarta-feira

Na semana de votação da reforma da Previdência em Brasília, centrais sindicais, trabalhadores e estudantes intensificam mobilização
Da Redação / Publicado em 9 de julho de 2019

Na semana de votação da reforma da previdência em Brasília CUT, centrais sindicais e estudantes intensificam mobilização

Foto: Igor Sperotto / Arquivo EC

Foto: Igor Sperotto / Arquivo EC

A CUT/RS e outras centrais sindicais realizarão uma vigília unificada contra a reforma da Previdência nesta quarta-feira, 10 de julho, às 17h, em frente à sede do INSS, na Travessa Mário Cinco Paus, no centro de Porto Alegre.

“Temos que pressionar os deputados federais que apoiam a destruição da Previdência, ou concordam em parte, ou ainda estão em cima do muro, para que votem contra essa reforma desumana, cruel e perversa”, ressalta. “Nenhum trabalhador, nenhuma trabalhadora, votou nas (últimas eleições) pelo fim da sua aposentadoria”, afirmou o presidente da CUT/RS, Claudir Nespolo.

Para o sindicalista, o governo Bolsonaro e a mídia financiada pelo mercado financeiro “manipulam a sociedade e tentam votar a reforma nesta semana no plenário da Câmara. “Vamos promover uma vigília unificada com distribuição de panfletos e coleta de assinaturas contra a destruição da Previdência e manter a mobilização”, completa o dirigente sindical.

Mobilização com os estudantes

As centrais reafirmaram em reuni]ão ocorrida no dia 8, que também participarão da mobilização na próxima sexta-feira, 12 com o movimento estudantil. Haverá um ato nacional em Brasília, contra o fim da aposentadoria, pela valorização da educação e por emprego, que será realizado em conjunto com a União Nacional dos Estudantes (UNE).

Em Porto Alegre, haverá uma caminhada, com saída às 17h, da Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) até a Esquina Democrática.

Votação na Câmara

Reunião de líderes dos partidos discutiram nessa terça-feira os procedimentos para a votação da reforma da Previdência

Foto: Luis Maced/Câmara dos Deputados

Reunião de líderes dos partidos discutiram nessa terça-feira os procedimentos para a votação da reforma da Previdência

Foto: Luis Maced/Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, afirmou que sua expectativa é aprovar o texto-base da reforma da Previdência ainda nesta terça-feira, 9, e a partir da quarta-feira dar início à votação dos destaques ao texto.

Na avaliação de Maia, é possível que o segundo turno da PEC seja votado até sexta-feira, 12, já que, na segunda etapa de votação, só é possível a apresentação de destaques supressivos, ou seja, que retiram trechos já aprovados no texto.

Maia concedeu entrevista coletiva antes da reunião de líderes convocada para debater os procedimentos de votação da proposta. A reunião ocorre neste momento.

A CUT está divulgando em seu site os deputados gaúchos que estão apoiando a reforma da previdência. Confira a seguir:

Relação dos deputados gaúchos divulgada pela CUT/RS como sendo apoiadores da reforma da Previdência

Foto: Reprodução/WEB

Relação dos deputados gaúchos divulgada pela CUT/RS como sendo apoiadores da reforma da Previdência

Foto: Reprodução/WEB

Comentários