MOVIMENTO

Dia do Trabalhador será celebrado em cidades gaúchas

No Rio Grande do Sul ocorrerão atos políticos e culturais na capital e em outras cidades do interior do Estado
Da Redação / Publicado em 29 de abril de 2022

1º de Maio por emprego, direitos, democracia e vida

Foto: Cut/Divulgação

Foto: Cut/Divulgação

No próximo domingo, 1º de maio, a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Força Sindical, a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), União Geral dos Trabalhadores (UGT), Intersindical, CSP-Conlutas, Pública e o Fórum Sindical e Popular celebrarão pela primeira vez depois dois anos o Dia Internacional do Trabalhador, com atos políticos e culturais em todo o país.

No Rio Grande do Sul ocorrerão atos políticos e culturais na capital e em outras cidades do interior do Estado. Até o momento do fechamento desta matéria já havia a confirmação de pelo menos cinco cidades: Bagé, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande e Tramandaí. (veja mais informações no final da matéria).

Haverá transmissão ao vivo por meio da cobertura em rede de comunicação integrada pela CUT-RS.

O tema deste ano é Emprego, Direitos, Democracia e Vida. Conforme os organizadores as temáticas dialogam diretamente com os problemas população brasileira que convive com altas taxas de desemprego, inflação, ataques aos direitos sociais e trabalhistas e à democracia e à vida.

Ato cultural

Em Porto Alegre a CUT/RS e as centrais sindicais realizarão um ato unificado e cultural, das 10h às 13h, junto ao Espelho d’Água, no Parque da Redenção – Parque Farroupilha –, em Porto Alegre.

Haverá um momento de celebração ecumênica, manifestações de dirigentes das centrais e partidos políticos e apresentações de artistas locais.

De acordo com o professor Amarildo Cenci, presidente da CUT/RS, a onda de retirada de direitos, de rebaixamento salarial e de degradação das condições de trabalho revela que estamos “sob feroz ataque dos endinheirados, que travam uma escandalosa e perigosa disputa para saber quem se tornará mais rico. Enquanto um punhado de bilionários ostenta riquezas incalculáveis, os jovens do mundo estão ameaçados por uma lógica econômica que os impedem de participar com dignidade dos ganhos tecnológicos”, destaca.

“O 1º de Maio é mais que uma data celebrativa. Deve ser um dia dedicado para resgatar a dignidade do trabalho. Mais do que direitos e salários decentes é preciso garantir formas de trabalho que assegurem o bem viver. Para se contrapor à distopia vigente, que ameaça a nossa sobrevivência com guerras e aniquilamento da natureza, é preciso que o mundo seja devolvido para os trabalhadores”, conclui.

Agenda no Rio Grande do Sul

Bagé
Ato cultural e classista – Praça da estação, às 15 horas, em frente ao Centro Administrativo

          Caxias do Sul
Ato show às 14h, no Parque dos Macaquinhos

Pelotas
Carnaval das Trabalhadoras e Trabalhadores, puxado pelo Bloco da Saúde e Educação. Concentração no Largo do Mercado, a partir das 11 horas.

Porto Alegre
Ato cultural a partir das 10h, no Espelho D´Água (Parque da Redenção). A revogação do Teto de Gastos e das reformas Trabalhista e da Previdência serão destaques na celebração.

Rio Grande
Mateada da Classe Trabalhadora, 15h, no Multipalco Bebeco Garcia – Orla da Henrique Pancada, Atrações musicais, erva mate e ato público!

Tramandaí
Ato público, às 15 horas, na Praça da Tainha – Centro – Dia de Luta, Tempos de Luto.

Leia também:

1º de Maio por emprego, direitos, democracia e vida

Mais luta do que comemoração no 1º de Maio

Brasil registra mais de 25 mil mortes por acidentes de trabalho

 

 

Comentários