MOVIMENTO

1º de Maio por emprego, direitos, democracia e vida

Com caráter internacional, o Dia Internacional do Trabalhador será celebrado em Porto Alegre e outras capitais com atividades culturais e políticas
Da Redação / Publicado em 27 de abril de 2022

 

1º de Maio por emprego, direitos, democracia e vida

Rovena Rosa/Agência Brasil

Rovena Rosa/Agência Brasil

Em 2022, a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Força Sindical, a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), União Geral dos Trabalhadores (UGT), Intersindical, CSP-Conlutas, Pública e o Fórum Sindical e Popular celebrarão pela primeira vez depois dois anos o Dia Internacional do Trabalhador, no próximo domingo, no 1º de Maio, de forma presencial em todo o país.

O evento será transmitido ao vivo por meio da cobertura em rede de comunicação integrada pela CUT-RS.

Nos últimos anos os eventos foram on-line em todo país por conta da pandemia. O tema deste ano é Emprego, Direitos, Democracia e Vida.

Conforme os organizadores, os temas deste ano dialogam diretamente com os problemas população brasileira que convive com altas taxas de desemprego, inflação, ataques aos direitos sociais e trabalhistas e à democracia e à vida.

“O 1° de maio de 2022 será histórico e um marco na luta pelo ‘fora Bolsonaro”, avalia o presidente nacional da Central, Sérgio Nobre. Para isso, diz, é preciso “dialogar com os trabalhadores sobre a importância das eleições deste ano, em que termos a chance de, efetivamente, mudar o rumo do país, derrotando Bolsonaro nas urnas e elegendo um governo progressista, com olhar voltado para os problemas da classe trabalhadora e no desenvolvimento do Brasil”.

Porto Alegre terá ato cultural

Em Porto Alegre a CUT/RS e as centrais sindicais realizarão um ato unificado e cultural, das 10h às 13h, junto ao Espelho d’Água, no Parque da Redenção – Parque Farroupilha –, em Porto Alegre.

Haverá um momento de celebração ecumênica, manifestações de dirigentes das centrais e partidos políticos e apresentações de artistas locais.

O presidente da CUT/RS, o professor Amarildo Cenci, reforça que os atos também integram a luta pela revogação da lei do teto de gastos, aprovada logo após o impeachment da presidente Dilma Rousseff, que congelaram investimentos sociais. “Também lutamos para reverter ou minimizar os efeitos nocivos das reformas Trabalhista e da Previdência, aprovadas nos governos Temer e Bolsonaro para precarizar o trabalho e empobrecer a classe trabalhadora”, afirma.

O presidente da CUT/RS, o professor Amarildo Cenci, reforça que os atos também integram a luta pela revogação da lei do teto de gastos

Foto: Carolina Lima/CUT-RS

O presidente da CUT/RS, o professor Amarildo Cenci, reforça que os atos também integram a luta pela revogação da lei do teto de gastos

Foto: Carolina Lima/CUT-RS

Para o dirigente sindical, nada disso é possível com a permanência do atual governo no poder, pois com eles não há possibilidade de dias melhores para quem trabalha.

“O atual presidente dedica mais tempo provocando confrontos com o Supremo Tribunal Federal (STF) do que pensando em medidas para resolver os problemas do desemprego, da fome e da miséria que cresceram nos últimos anos”, justifica Cenci.

“É hora de trazer o Brasil de volta para os trabalhadores e as trabalhadoras”, conclui o presidente da CUT-RS

Ato internacional

Foz do Iguaçu, no Paraná, foi a cidade escolhida por dirigentes sindicais do Brasil, da Argentina e do Paraguai para a realização de atividades conjuntas no Dia do Trabalhador e da Trabalhadora deste ano.

“O 1º de Maio Internacional, terá um ato de rua no domingo e um seminário, que será realizado no sábado, 30 de abril, a atividade reforça a importância do internacionalismo e da solidariedade entre a classe trabalhadora que sofre da mesma forma em todos os lugares”, afirma o presidente da CUT do Paraná, Márcio Kieller.

Segundo o dirigente, no momento político que vivemos, é fundamental exercitar o internacionalismo de classe. “A parceria com companheiros do Paraguai e Argentina nos coloca perto da realidade do que acontece nesses países e reforça necessidade de sermos solidários. A classe trabalhadora é internacional e sofre da mesma forma. É importante essa solidariedade e esse internacionalismo classista”, enfatizou Kieller

O ato do dia 1º de Maio será realizado às 10h, na Praça da Paz, no centro de Foz do Iguaçu.

Antes disso, no sábado, 30, será realizado o Seminário Internacional sobre a Situação da Classe Trabalhadora na América Latina. O evento, que terá certificação acadêmica para os participantes, será às 14h na Fundação Cultural de Foz do Iguaçu.

Tanto o seminário quanto o ato do dia 1º estão sendo organizados pela CUT-PR em parceria e com apoio da Secretaria de Relações Internacionais da CUT Brasil, CTB- PR, Nova Central -PR e UGT-PR e da Confederação Sindical das Américas (CSA), além das principais centrais sindicais da Argentina e Paraguai.

CONFIRA A AGENDA NACIONAL

Alagoas

Em Maceió, o ato começa às 9h, em frente ao Clube CRB, na Pajuçara. Como subtema, Alagoas escolheu “Por um país sem fome e sem miséria”. A celebração terá participação de movimentos populares, partidos e centrais sindicais.

Bahia

Em Salvador, o ato é no Farol da Barra durante todo o dia. Na parte da manhã uma carreta da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) oferecerá à população serviços como emissão do título de eleitor. Além de shows musicais, serão oferecidos à popualção serviços de corte de cabelo, manicure e massageml. O ato político está programado para às 15h com lideranças sindicais, políticas e trabalhadores.

Ceará

Em Fortaleza, a celebração tem início às 9h, na Areninha do Pirambu, com concentração para a marcha dos trabalhadores que percorrerá as principais ruas do bairro em direção à Vila do Mar, na Barra do Ceará, onde será realizado o encerramento com ato político e cultural. Atrações confirmadas: Léo Suricate (influencer), Banda Bode Beat (Nayra Costa e Daniel Groove) e o cantor Assun.

Distrito Federal

Em Brasília, a celebração começa às 16h, no estacionamento da Funarte. A atividade contará com show da artista Ale Terribili, que vai homenagear Gonzaguinha, além da pré-estreia exclusiva do documentário de Max Alvin: “O povo pode?”.

Goiás

Em Goiânia, o ato começa às 9h, na Praça do Trabalhador. Atrações confirmadas:

Maíra Lemos (tributo à Marília Mendonça), Beaju, Mundhumano, Diego Mendes, Lucas e os Caras, DJ Genor Goiania

Maranhão

Em São Luís, o ato será realizado nesta quinta-feira, 28, às 16h na Praça Deorodo. No dia 1° haverá panfeltagem na feita de João Paulo e Liberdade.

Mato Grosso

Em Cuiabá, o aconto será realizdo no Centro Pastoral par a Migrantesa, na Avenida Gonçalo Antunes de Barros, 2785, às 15h

Paraíba

Em Campina Grande, a atividade será realizada no dia 30, a partir das 9h, na Avenida Tavaraes Cavalcante, 94, com feijoada, forró e lançamento do Comitê Popular de Luta da CUT.

Paraná

Em Foz do Iguaçú, será realizada uma atividade internacional com a CUT, centrais sindicais do Brasil, Argentina e Paraguai, com apoio da Confederação dos Trabalhadores das Américas (CSA). O ato começa às 10h, na Praça da Paz, no centro da cidade. Na véspera, dia 30 de abril, será realizado um seminário internacional sobre a situação da classe trabalhadora na América Latina.

Rio de Janeiro

Na capital fluminense, o ato será às 10h da manhã no Aterro do Flamengo, altura da Rua Silveira Martins, com as atrações MC Galo, MC Gilo do Andaraí e MC Cacau, nas ‘relíquias do funk’

Rio Grande do Norte

Em Natal, o ato começa às 08:30h, na Praça das Flores – Petropólis, seguindo em caminhada até a Praia do meio, onde haverá, a partir das 10h, shows e apresentações artísticas com Pretta Soul, Fernandinho Regis, Ariane Sandrine, Valério Felipe e Cinthia Simão.

Rio Grande do Sul

Em Porto Alegre, será realizado um ato cultural a partir das 10h, no Espelho D´Água (Parque da Redenção). A revogação do Teto de Gastos e das reformas Trabalhista e da Previdência serão destaques na celebração.

Santa Catarina

Em Florianópolis, haverá atrações culturais, atividades de lazer e almoço no Largo da Alfândega, a partir das 10h.

Em Chapecó, Café cultural do Dia do Trabalhador, com música, poesia e roda de conversa, no CERCOM (Sede Campestre SINDICOM), às 15h.

Em São Miguel do Oeste,  para marcar os 18 anos de atuação do Movimento de Mulheres Trabalhadoras Urbanas, haverá uma programação com atividades culturais, música, almoço, bingo, das 9h às 14h, no Bairro São Sebastião.

Em Criciúma, Festival da Democracia, celebração que ocorre no sábado (30), das 14h às 21h, com música, atividades de lazer, debates políticos e piquenique coletivo.

São Paulo

O ato na capital paulista será na Praça Charles Muller, no Pacaembu, a partir das 10h. Entre lideranças sindicais, políticas e religiosas, além de outras personalidades, estarão no palco das centrais grandes atrações como a cantora Daniela Mercury, Leci Brandão. Dexter, Francisco El Hombre e DJ KL Jay, além de outras a serem confirmadas.

O evento em São Paulo será transmitido ao vivo pelo Youtube e Facebook da CUT, das entidades filiadas e das centrais sindicais; e pelo Youtube da TVT (Youtube.com/redeTVT).  A TVT também transmitirá em sinal aberto pela TV, em São Paulo, no canal 44.1 e no ABC pelo canal 512 da Net.

Em Sorocaba, no interior do estado, a celebração será no Parque das Águas, das 14h às 22h. O ato contará com atrações como Emicida, Francisco El Hombre, Fernanda Teka e Flor Maria e Luca & Marcelo, além de Flavinho Batucada.

 

 

 

Comentários