OPINIÃO

O Caso Kiss e os insuportáveis dez anos de injustiça

Por Cristiano Fretta / Publicado em 1 de fevereiro de 2023

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

“O Brasil e o mundo viveram profundas transformações desde a terrível noite de 23 de janeiro de 2013, mas os responsáveis pelo incêndio que matou 242 e feriu 636 pessoas em Santa Maria permanecem impunes”

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Renúncia de Bento XVI. Eleição de Francisco. Ampliação do direito das domésticas.

Protestos por todo país. Cadê Amarildo?

Lançamento do programa “Mais Médicos”. Brasil perde de 7 a 1 para a Alemanha.

Surgimento da Operação Lava-Jato. Queda do avião de Eduardo Campos. Reeleição de Dilma Roussef. Ascensão do Estado Islâmico.

Tragédia em Mariana. Guerra na Síria. Atentado ao jornal francês Charlie Hebdo.

Eduardo Cunha abre processo de impeachment contra Dilma Rousseff. Dengue, Chikungunya e Zika. Panama Papers.

Acordo de Paris. Crise na Venezuela. Brexit. Atentado em Orlando. Tensão Nuclear na Coreia do Norte. Morte de Fidel Castro. Eleição de Donald Trump.

Senado afasta Dilma Roussef. Michel Temer assume a presidência. Olimpíadas no Rio de Janeiro. Prisão de Eduardo Cunha. Queda do avião da Chapecoense. Morte de Teori Zavascki. Morte de Marisa Letícia. Áudio de Joesley com Temer. Aprovação da reforma trabalhista. Moro condena Lula a nove anos de prisão.

Assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes. Escola sem partido. Novo Ensino Médio. Prisão de Lula. Incêndio no Museu Nacional. Brasil eliminado da Copa do Mundo. Saída de Cuba do “Mais Médicos”. “Facada” em Bolsonaro. Vitória de Bolsonaro. Tragédia em Brumadinho. O que é Golden Shower? “Menino veste azul e menina veste rosa”.

Libertação de Lula.

Crise na Boeing. Incêndio em Notre Dame. Primeira Imagem de um buraco negro. Vírus na China. Vírus na Itália.

Covid-19. Fique em casa. Máscara. Confinamento. Primeiras mortes no Brasil. Mortes na vizinhança. Mortes na família. Demissão de Mandetta. Sérgio Moro pede demissão do Ministério da Justiça. Caos em Manaus. Agressões a jornalistas.

Black lives matter. Prisão de Fabrício Queiroz. Caso Miguel. Flordelis. Nota de 200 reais.

Ataque terrorista em Nice. Vitória de Joe Biden.

Assassinato de João Alberto em Porto Alegre.

Início da vacinação contra Covid-19 no mundo.

Invasão ao Capitólio.

Auxílio Emergencial. Fim do Bolsa Família. Corrupção. Garimpo. Início da vacinação contra Covid-19 no Brasil. CPI da Covid. Vacinação.

Orçamento Secreto. Retorno do Talibã ao Afeganistão. Faustão sai da Globo. Guerra na Ucrânia. Câmara de gás improvisada em porta-malas. Assassinato de Bruno Araújo Pereira e Dom Phillips.

Eleição de Lula. Acampamentos golpistas em quartéis. Fuga de Bolsonaro. Morte de Pelé. Terrorismo golpista na praça dos três poderes. Fraude nas Americanas.

Tudo isso, e muito mais, aconteceu desde aquela terrível noite de janeiro de 2013. No caso da Boate Kiss, o tempo não é o “senhor de todos os males”, como diz o ditado, mas sim o sintoma da morosidade judiciária e, consequentemente, do desrespeito a familiares, sobreviventes, amigos e vítimas fatais desse crime cujos culpados ainda não foram devidamente punidos.

Que, de uma vez por todas, todos paguem pelos crimes que cometeram. Kiss, Kiss, Kiss

Cristiano Fretta é professor de Português e Literatura.

Comentários