SAÚDE

Famílias que disseram sim para a doação de órgãos contam suas histórias

Quatro famílias doadoras falarão nesta quarta-feira, 27, sobre suas experiências e da necessidade de conscientização. Em 2023, o sim para doação tirou 1.212 pessoas da fila de espera no Brasil
Da Redação / Publicado em 27 de setembro de 2023

Doação de órgãos em debate on-line nesta quarta-feira

Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil

Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil

Nesta quarta-feira, 27, às 19 horas, por ocasião do Dia Nacional da Doação de Órgãos e como parte do Setembro Verde, o projeto Cultura Doadora, da Fundação Ecarta, realizará o painel com famílias doadoras sobre a decisão de autorizar a doação.

Entre os painelistas, a enfermeira Adriana Veloso Caetano, a comerciária Lu Feijó, a psicóloga, Sabrina Bacedo Moehlecke e a funcionária dos Correios Vera Lucia Falkenbach Biermann. Todas as participantes pertencem a famílias doadoras e falarão sobre suas experiências e da necessidade de conscientização. Em 2023, o sim para doação tirou 1.212 pessoas da fila de espera.

O painel será transmitido gratuitamente pelo canal da Fundação Ecarta no YouTube.

Assista aqui:

Atualmente, o Brasil tem o maior programa público de transplante de órgãos, tecidos e células do mundo e o Sistema Único de Saúde (SUS) é responsável pelo financiamento de cerca de 95% dos transplantes no País.

Em números absolutos, trata-se do 2º maior transplantador do mundo, atrás apenas dos EUA. Aqui, pacientes recebem assistência integral e gratuita, incluindo exames preparatórios, cirurgia, acompanhamento e medicamentos pós-transplante, pela rede pública.

O Dia Nacional da Doação de Órgãos foi instituído pela Lei nº 11.584/2007 com o objetivo de promover a conscientização da sociedade sobre a importância da doação. A campanha pretende, ao mesmo tempo, estimular as pessoas para que conversem com seus familiares e amigos sobre o assunto.

PROJETO – O projeto Cultura Doadora existe há 11 anos e tem como objetivo contribuir na formação de uma cultura de solidariedade e de uma atitude proativa para a doação de órgãos e tecidos, bem como na qualificação da infraestrutura de atendimento à saúde no Rio Grande do Sul.

A formação de uma Cultura Doadora é uma tarefa da família, mas também da escola. Por isso, o projeto da Fundação Ecarta é dirigido aos professores e às instituições educacionais.

Comentários