EDUCAÇÃO

Maternidade e docência em debate nesta quinta, 10

Situações enfrentadas por mulheres na carreira docente envolvendo a maternidade serão debatidas por pesquisadoras e pelo público
Por César Fraga / Publicado em 10 de março de 2022

Mulheres mães professoras

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Alice cuida da casa, dos filhos, leciona em duas escolas e sempre escuta que precisa ser menos estressada. Bia foi eliminada em uma seleção de emprego quando a recrutadora notou que estava usando um colar com pingentes de crianças. Cláudia teve seu currículo selecionado, mas perguntaram-lhe sobre quem cuidaria dos seus filhos caso adoecessem. Deise evita falar em filhos caso não seja perguntada. Elisa foi substituída durante a licença maternidade e teme a demissão após o retorno.

O que Alice, Bia, Cláudia, Deise e Elisa têm em comum? Todas são mulheres, mães e professoras. Os nomes são fictícios, mas as situações são reais. Foram extraídas relatos comuns que chegam ao Sindicato dos Professores do Ensino Privado (Sinpro/RS). Conforme dados da entidade, mais de 60% dos profissionais de ensino são do sexo feminino.

Com base nisso, o Sindicato está promovendo uma live temática nesta quinta-feira, 10, às 18h30, intitulada Mulheres, mães, professoras.

Neste ano, o Sinpro/RS assinala o  Dia da Mulher, refletindo a condição das Mulheres-mães Professoras que precisam se desdobrar para atender as inúmeras demandas da casa, filhos e ainda o excesso de trabalho exigido pelas instituições de ensino”, contextualiza Cecília Farias, diretora do Sinpro/RS.

As convidadas

As convidadas são Catharina Silveira e Rosilene Mazzarotto, ambas pesquisadoras com estudos sobre os atravessamentos entre a maternidade e a profissão docente. Haverá transmissão pelo canal do Sindicato no Youtube e no perfil do Facebook. A mediação será de Patrícia Dyonisio de Carvalho, também diretora do Sinpro/RS.

Maternidade e docência em debate nesta quinta, 10

Foto: Arquivo pessoal

Rosilene Mazzarotto, pesquisadora

Foto: Arquivo pessoal

Ao Extra Classe, Rosilene Mazzarotto adiantou que pretende propor uma conversa “com” e não mais uma fala “sobre” o tema, mulheres. “Será uma conversa com mulheres, com mães, com professoras e com pessoas que se somam como aliadas na construção de um mundo equânime. Que problematizam suas posturas, suas certezas, que gostam de aprender e que se colocam no mundo como pessoas em constante (des)construção. Para provocar a discussão trarei alguns dados e análises da minha pesquisa de mestrado, na qual entrevistei jovens homens inseridos no Programa Bolsa Família e em outras políticas diretamente relacionadas à educação; questões recorrentes em rodas de conversas e grupos de estudos sobre gênero, bem como, recortes da minha trajetória como professora. É sempre um prazer conversar com colegas, principalmente quando nos dispomos à escuta e trocas”, explica.

Maternidade e docência em debate

Foto: Arquivo pessoal

Catharina Silveira, pesquisadora

Foto: Arquivo pessoal

Já Catharina Silveira destaca o quão importante para ela é ser o Sinpro/RS a dar espaço para essa discussão envolvendo as experiências das mulheres que são mães e professoras.

Segundo ela, partilhará com o público questões que um conjunto de pesquisas sobre Maternidade, Profissionalidade docente e Relações de Gênero vêm nos mostrando sobre o impacto da maternidade na carreira docente e no desenrolar das relações institucionais que as mulheres experimentam nas escolas e nas Universidades.

“Buscarei colocar em discussão alguns dos conhecimentos que temos privilegiado para pensarmos e produzirmos essas relações”, sintetiza.

Currículos

Rosilene Mazzarotto é graduada em História pela UCS, mestra em Educação pela Ufrgs e especialista em História do Brasil pela Fapa. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas Públicas, Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, bolsa família, saúde, juventude e direitos.

Catharina Silveira é pedagoga, mestra e doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É integrante discente do Grupo de Estudos em Educação e Relações de Gênero- e professora da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre (SMED/POA).

 

 

Comentários