SAÚDE

Porto Alegre torna facultativo o uso de máscaras em ambientes fechados

Proteção permanece obrigatória para acesso ao transporte coletivo e unidades de saúde e para pessoas que se enquadram nos grupos de risco
Da Redação / Publicado em 18 de março de 2022

Foto: Prefeitura de Porto Alegre/Divulgação

Flexibilização do uso de máscaras em locais fechados foi anunciada em reunião nesta manhã no Paço Municipal

Foto: Prefeitura de Porto Alegre/Divulgação

Decreto assinado nesta sexta-feira, 18, pelo prefeito Sebastião Melo (MDB) torna facultativo o uso de máscaras de proteção contra a covid-19 em ambientes fechados em Porto Alegre, exceto no transporte coletivo e nas unidades de saúde. O uso de máscara permanece sendo obrigatório também para os grupos de risco.

A medida foi anunciada em reunião pela manhã no Paço Municipal e em vídeo que circulou nesta tarde nas redes sociais da prefeitura. A justificativa para dispensar o uso da proteção são “o avanço da vacinação” e “os baixos números de internações e contaminações”.

O Rio Grande do Sul registrou 24 mortes e 2.826 casos de contaminação em 24 horas, totalizando 38.848 óbitos e mais de 2,2 milhões de contágios desde o começo da pandemia. O estado tem 62,9% de ocupação de leitos de UTI. Na capital gaúcha, 7-,40% dos leitos de UTI estão ocupados, com 18 casos suspeitos e 66 confirmados para contágio por covid-19.

Decisão prematura

“A velocidade da queda no número de casos de covid diminuiu acentuadamente nos últimos 14 dias no RS e em Porto Alegre”, manifestou em rede social o infectologista do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, afirmando que “fechamos com a desobrigação de máscara ao ar livre”, mas, ressalva, “o momento não é adequado para a desobrigação desta medida em ambientes fechados”.

Para o pesquisador Fernando Spilki, pró-reitor da Universidade Feevale, “assim como há um conjunto de fatores indicando a flexibilização do uso de máscaras ao ar livre, as evidências para ambientes fechados seriam no sentido oposto”. A questão é que há situações com maior ou menor risco de transmissão, adverte.

“A pandemia não terminou e a gente quer recomendar a população que continue vacinando e se cuidando”, reconhece Melo.

Na semana passada, o executivo municipal aderiu a um decreto estadual e também flexibilizou o uso de máscaras ao ar livre. Especialistas consultados pelo executivo haviam desaconselhado a liberação do uso da proteção em ambientes fechados. “O secretário municipal da Saúde tem conversado com várias entidades e não há unanimidade na ciência sobre esse tema. Tem cidades que vacinaram menos que Porto Alegre e já liberaram as máscaras. Estamos fazendo um equilíbrio e tornando facultativo”, justifica.

A obrigatoriedade do uso de máscara no transporte público abrange somente os coletivos. Não inclui táxis e transporte por aplicativos, em que a proteção é recomendada, mas não obrigatória. “No transporte coletivo as pessoas estão muito próximas, principalmente em horários de pico. Há um maior risco de contágio e por isso mantivemos a obrigatoriedade”, explicou Fernando Ritter, coordenador da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS).

Comentários