EDUCAÇÃO

Eleição para a Reitoria da Uergs será de 24 a 26 de agosto

Podem votar os estudantes de graduação e pós-graduação, funcionários dos quadros técnicos, de apoio administrativo e docente
Da Redação / Publicado em 23 de agosto de 2022
Podem votar os estudantes de graduação e pós-graduação, funcionários dos quadros técnico, de apoio administrativo e docente da Uergs

Foto: Divulgação/Uergs

Esta é a quarta vez que a comunidade acadêmica da Uergs tem a oportunidade de participar da eleição da Reitoria

Foto: Divulgação/Uergs

Nos próximos dias 24, 25 e 26 de agosto, a comunidade acadêmica da Uergs terá a oportunidade de votar para a escolha do próximo reitor e vice, para o mandato do quadriênio 2022/2026.

Concorrem duas chapas: Chapa 1: Luciano Andreatta Carvalho da Costa (reitor) e Danni Maisa da Silva (vice-reitora); e Chapa 2: Leonardo Alvim Beroldt da Silva (reitor) e Rochele da Silva Santaiana (vice-reitora).

Em caso de segundo turno, os eleitores se dirigirão mais uma vez às urnas nas unidades e Reitoria, nos dias 21, 22 e 23 de setembro.

No último dia 8, as chapas se encontraram em um debate eleitoral, onde discutiram suas propostas. O evento aconteceu no YouTube da Uergs, foi promovida pela Associação dos Servidores dos Corpos Técnico e de Apoio Administrativo da Uergs (Assuergs) e está disponível no canal da instituição.

A eleição é majoritária e, de acordo com o Artigo 395 do Regimento Geral da Universidade (RGU), os votos de cada categoria (professores, corpos técnico e de apoio administrativo e estudantes de graduação e pós-graduação) correspondem a um terço dos votos totais. Para a definição dessa porcentagem, a Comissão Eleitoral (Ceuergs) realizará um cálculo que considera o número de votos válidos de cada segmento, conforme deliberação do Conselho Superior Universitário (Consun).

Esta é a quarta vez que a comunidade acadêmica da Uergs tem a oportunidade de participar da eleição da Reitoria. A instituição está presente em 24 municípios do estado, ministrando cursos de graduação e pós-graduação em três áreas do conhecimento: Ciências Humanas, Ciências Exatas e Engenharias, Ciências da Vida e Meio Ambiente.

De acordo com o presidente da Associação dos Docentes da Uergs (Aduergs), Robson Evaldo Gehlen Boher, “a expectativa da entidade é que as eleições tragam um fechamento em relação as propostas das duas chapas, que busquem um bem coletivo e melhorias para a universidade. Os anseios da comunidade acadêmica e dos 282 professores que representamos giram em torno de avanços em todos os sentidos para a Uergs e que estes objetivos em comum, independente de quem vença, estejam acima de quaisquer outros interesses”.

 

Comentários