GERAL

Robôs e perfis falsos de apoio a Bolsonaro caíram com a ação da PF

O registro é da empresa AP Exata, que monitora e analisa dados das redes sociais. A queda ocorreu a partir da operação determinada à Polícia Federal pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF
Por Marcelo Menna Barreto / Publicado em 29 de maio de 2020

Foto: Pexels

Foto: Pexels

Robôs e perfis falsos que apoiam Jair Bolsonaro caíram cerca de 4% no meio da operação de busca e apreensão da Polícia Federal determinada pelo ministro Alexandre de Moraes. Houve uma variação de 14% para 10% em média no Twitter, segundo números da AP Exata. A empresa que monitora e analisa dados das redes sociais ainda registrou que a interação dessa rede chegou a ter picos de 17%.

Ouvido em matéria recente pelo Extra Classe, Lucio Uberdan, diretor da Bateia – Mineração de Dados, a massificação no Twitter contribui para que uma mensagem chegue a formadores de opinião que a acabam distribuindo em outras redes, como Whatsapp.

Segundo publicou a jornalista Monica Bergamo (Folha de São Paulo), a análise da empresa indica que o sistema de disseminação de informações feita artificialmente por meio desses perfis foi atingido.

A AP Exata ainda crê que se esse tipo de perfil for desmobilizado, a rede que apoia Bolsonaro passará a ter menos força para impor sua narrativa.

Para Monica Bergamo, a ofensiva do STF, por outro lado, “mobilizou influenciadores da base bolsonarista, como deputados e até os filhos do presidente”. O ápice, para a jornalista, foi a live realizada no YouTube dia 27. A ação, mesmo com a presença de Olavo de Carvalho e o filho 03 do presidente, o deputado Eduardo Bolsonaro, não conseguiu frear as menções negativas no Twitter, que chegou a 53%.

Leia ainda
Robôs defendem cloroquina nas redes sociais

Comentários