GERAL

Justiça Federal adia Enem no Amazonas para fevereiro

AGU acionou TRF1 depois de decisão judicial que adiou o exame no estado por conta da alta de casos de coronavírus. Estado vive pior crise da pandemia
Por Gilson Camargo / Publicado em 15 de janeiro de 2021
Colapso na rede pública de saúde de Manaus provocou transferência de pacientes covid-19 para outros estados

Foto: FAB/ Divulgação

Colapso na rede pública de saúde de Manaus provocou transferência de pacientes covid-19 para outros estados

Foto: FAB/ Divulgação

O Tribunal Regional da 1ª Região (TRF 1) manteve a suspensão da aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 no Amazonas, previstas para os próximos dois domingos, dias 17 e 24. A decisão do presidente do tribunal, desembargador federal Ítalo Fioravanti Sabo Mendes, determina que o Inep tome providências em conjunto com o governo do Amazonas para viabilizar a realização do exame nos dias 23 e 24 de fevereiro.

Na quinta-feira, 14, em meio ao caos provocado pela falta de oxigênio na rede pública de saúde que provocou a morte de pacientes graves de covid-19 por asfixia, o governo federal recorreu, por meio da Advocacia-Geral da União, de uma decisão judicial que determinava a suspensão das provas devido ao aumento dos casos de coronavírus no estado. Mendes determinou que os mais de 160 mil estudantes amazonenses não devem fazer a prova enquanto durar o estado de calamidade pública decretado pelo governo do estado, sob pena de multa de R$ 100 mil por dia de descumprimento, até o limite de 30 dias.

COLAPSO – Os hospitais da capital amazonense ficaram superlotadas com o aumento das interações de pacientes graves de covid-19 nas últimas horas. O estado do Amazonas registrou 3.816 novos casos de covid-19, sendo 2.516 somente em Manaus, a maior incidência da infecção desde o início da pandemia. O total de casos confirmados da doença na noite de quinta-feira chegava a 223.360 em todo o estado, segundo a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS). O número de mortes atingiu 5.930, sendo 44 óbitos nas últimas 24 horas. Manaus registrou 254 novas hospitalizações nas últimas horas. Dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) que decolaram em Guarulhos (SP) chegaram a Manaus nesta madrugada com 386 cilindros de oxigênio para abastecer os hospitais da capital.

O governo do Amazonas determinou nesta sexta-feira, 15, a transferência de 235 pacientes com covid-19 da rede pública hospitalar de Manaus para sete estados e para o Distrito Federal. Um primeiro grupo que estava na internado na rede estadual foi removido na manhã para continuar o tratamento em Teresina (PI). Foram disponibilizados 149 leitos: 40 em São Luís (MA); 30 em Teresina (PI); 15 em João Pessoa (PB); 10 em Natal (RN); 20 em Goiânia (GO); 04 em Fortaleza (CE); 10 no Recife (PE) e 20 no Distrito Federal.

Comentários