GERAL

Prazo para regularizar título de eleitor termina em 4 de maio

Todos os procedimentos, incluindo a emissão do documento pela primeira vez, podem ser realizados inteiramente on-line
Da Redação / Publicado em 2 de maio de 2022

Todos os procedimentos relativos ao título de eleitor, incluindo a emissão do documento pela primeira vez, podem ser realizados inteiramente online, sem a necessidade de sair de casa, por meio de atendimento on-line aos eleitores

Quem quiser votar nas eleições deste ano para presidente, senador, govenador e deputado federal e estadual tem até a próxima quarta-feira, 4, para emitir ou regularizar o título de eleitor, inclusive para novos eleitores com  16 anos completos até 2 de outubro, dia da eleição em primeiro turno. Essa é a data-limite para que a Justiça Eleitoral conclua o cadastro de todo o eleitorado apto a votar em outubro.

O prazo é o mesmo para quem quiser transferir o domicílio eleitoral, mudando o município onde vota, bem como para incluir o nome social no título de eleitor – no caso de pessoas transsexuais e travestis. A data vale também para idosos e pessoas com mobilidade reduzida solicitarem a transferência do local de votação para uma seção acessível.

A Justiça Eleitoral de diversos estados ampliou o horário de funcionamento dos cartórios eleitorais.

Atendimento on-line

Todos os procedimentos relativos ao título de eleitor, incluindo a emissão do documento pela primeira vez, podem ser realizados inteiramente online, sem a necessidade de sair de casa, por meio do atendimento on-line ao eleitor.

Por meio da internet é possível, por exemplo, pagar multas eleitorais atrasadas e solicitar a revisão de dados no caso de título cancelados. De acordo com a Justiça Eleitoral, mais de 6 milhões de títulos foram cancelados de 2018 a 2021.

Isso pode acontecer, por exemplo, quando o eleitor não comparece à votação nem justifica a ausência por três eleições consecutivas, apesar de se enquadrar nos critérios de obrigatoriedade do voto.

Biometria

Quem teve o título cancelado por ter faltado à revisão do eleitorado e à coleta de biometria em seu estado não precisa se preocupar. No mês passado, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu os efeitos do cancelamento devido à continuidade da pandemia de covid-19. Dessa maneira, os eleitores nessa situação poderão votar normalmente em outubro.

Para verificar e resolver pendências relativas ao título, o eleitor deverá ter em mãos documentos como cadastro de pessoa física. Em alguns casos é necessário tirar fotos de rosto e de documentos, entre eles RG e comprovante de residência, para solicitar determinados procedimentos. Todas as informações estão disponíveis no portal da Justiça Eleitoral.

O prazo limite para emitir ou modificar informações relativas ao título de eleitor é decorrente da Lei das Eleições, que prevê o fechamento do cadastro eleitoral 150 dias antes do pleito. Neste ano, a data do fechamento é 5 de maio.

Comentários