GERAL

Massacre em escola russa registra mais de 13 mortos

Na manhã de segunda-feira, um agressor abriu fogo na Escola 88 em Izhevsk e cometeu suicídio após o massacre; foram contabilizados 13 mortos e 24 feridos
Da Redação / Publicado em 26 de setembro de 2022
Mais de 13 mortos no massacre em escola russa

Foto: Reprodução/Redes Sociais

A Escola 88, em Izhevsk fica a 970 quilômetros de Moscou. O Massacre deixou pelo menos 13 mortos e 21 feridos

Foto: Reprodução/Redes Sociais

O número de mortos no massacre em uma escola em Izhevsk subiu para 13, conforme a agência russa de notícias Tass. As informações são atribuídas ao Comitê de Investigação da Rússia.  O incidente também deixou 21 pessoas feridas, incluindo 14 crianças

Já a agência Reuters divulgou que as vítimas do episódio seriam 15 mortos e 24 feridos.

Na manhã de segunda-feira, 26, Artem Kazantsev abriu fogo na Escola 88, em Izhevsk – a 970 quilômetros de Moscou –, e depois do ataque cometeu suicídio.

Autor do massacre usava suástica

Os investigadores disseram que o homem estava vestindo uma camiseta preta com símbolos nazistas e um capacete com balaclava. Ele já havia sido registrado em um centro de tratamento neuropsicológico. Um processo criminal foi aberto.

Em nota, o premier Vladimir Putin lamentou o massacre e classificou o episódio como um “atentado terrorista perpetrado por uma pessoa aparentemente ligada  a uma organização neofascista”.

A Rússia tem registrado grande número de casos de violência e atentados em escolas.

Em 2021, um estudante de 18 anos matou a tiros oito pessoas e deixou pelo menos outros 24 feridos na Universidade Estatal de Perm, 1.300 quilômetros a leste de Moscou.

Restrições a armas de fogo

A Rússia aplica restrições à posse de armas de fogo por civis, mas algumas categorias de armas podem ser compradas para a caça, a defesa pessoal ou o uso esportivo, desde que os aspirantes a proprietários superem certas provas e completem outros requisitos previstos em lei.

Em 11 de maio também de 2021, sete crianças e dois professores foram assassinados em um colégio de Kazan, na região do Tartaristão, por um estudante de 19 anos que também tinha obtido uma arma de fogo legalmente. Após aquela tragédia, o presidente Putin ordenou a proibição da venda de espingardas e outras armas de caça a menores de 21 anos. A lei passou a valer a partir de 2022.

 

 

Comentários