GERAL

Explosão em silo de cooperativa deixa saldo de oito mortos e 11 feridos no Paraná

Acidente ocorreu na tarde de quarta-feira, em Palotina, no norte do estado. A Secretaria de Saúde do PR confirmou oitava vítima nesta manhã
Por Gilson Camargo / Publicado em 27 de julho de 2023

Imagem: Rede Globo/ Reprodução

Explosão ocorreu em silo de cooperativa em Palotina, no Oeste do Paraná

Imagem: Rede Globo/ Reprodução

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) do Paraná confirmou na manhã desta quinta-feira, 27, a oitava morte provocada pela explosão de um silo de secagem de grãos ocorrida na tarde de quarta-feira, 26. O acidente ocorreu na cooperativa agroindustrial C. Vale, em Palotina, no Oeste paranaense.

Outras 11 pessoas ficaram feridas com gravidade e foram removidas para hospitais da região. O Corpo de Bombeiros montou uma força-tarefa com 35 socorristas, o Grupo de Operações de Socorro Táticoda da cooperativa e cães que atua no resgate das vítimas nos escombros do silo. As equipes foram reduzidas durante a madrugada, mas as buscas continuam nesta manhã.

De acordo com testemunhas, a explosão foi ouvida a pelo menos um quilômetro de distância e estilhaçou vidros das janelas de casas em bairros próximos ao local do acidente.

A última atualização da cooperativa nesta manhã informou oito mortes, sendo de um funcionário da C.Vale e sete do sindicato da categoria. Dez dos 11 feridos que estão hospitalizados são funcionários e um do sindicato. Uma pessoa está desaparecida.

No momento do acidente, o depósito localizado a 15 quilômetros do centro de Palotina estava sendo usado para armazenar milho, numa área de silagem da região. As explosões teriam ocorrido em um túnel de transporte e, de acordo com os bombeiros, outros dois silos foram danificados. Como o depósito ameaçava desabar durante o resgate, foi feito o escoramento da estrutura para garantir a segurança dos socorristas.

Em nota, a C. Vale informou que o incêndio de grandes proporções começou às 16h50min de quarta-feira na unidade central de recebimentos de grãos, mas as causas do acidente ainda são desconhecidas.

 “No momento, a prioridade está centrada na mobilização de todos os esforços e recursos necessários à preservação da integridade dos colaboradores atingidos pelo incidente e apoio aos familiares das possíveis vítimas atingidas”, informou. Uma equipe de gerenciamento de crise foi criada para investigar a explosão e as repercussões do acidente.

Comentários