AMBIENTE

Efeitos da seca levam 12 municípios gaúchos a decretarem emergência

Defesa civil faz alerta sobre consequências da estiagem e recomendações para que a população economize água. Previsão é de pouca chuva em todo o estado
Da Redação / Publicado em 28 de dezembro de 2022

Foto: Defesa Civil RS

Situação de emergência foi decretada em 12 municípios do RS, que pediram recursos para atendimento à população atingida pela seca

Foto: Defesa Civil RS

A estiagem já levou 12 municípios a decretarem situação de emergência no Rio Grande do Sul. O primeiro município a protocolar o pedido no Sistema Integrado de Informações de Desastres (S2ID) foi Tupanciretã, em 1º dezembro.

O processo já foi homologado pelo governo do estado e reconhecido pela União, tornando o município apto a solicitar recursos para atendimento à população atingida.

As ações envolvem restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura.

Chuvas seca

Segundo o “Informativo Especial Estiagem”, produzido pela Sala de Situação do Estado, entre terça, 27, e esta quarta-feira, 28, as instabilidades irão se potencializar e choverá na maior parte das regiões.

Contudo, os acumulados mais consideráveis irão ficar restritos à faixa Norte do estado, próximo à divisa com Santa Catarina.

Embora as temperaturas tenham sido amenas no começo da semana, a previsão é de elevação a partir desta quarta-feira, e o calor voltará a predominar, principalmente na região Oeste.

Com a chuva ocorrendo de forma pouco expressiva e com as temperaturas se elevando, existe a possibilidade do agravamento da situação de seca.

A Defesa Civil do RS produziu uma série de materiais informativos para auxiliar a população e os gestores municipais a lidarem com a situação de emergência por conta da estiagem no estado.

Entre as recomendações,  uma das principais é a utilização consciente de água por toda a população. Não há orientações para o racionamento direcionado a grandes produtores rurais.

Comentários