MOVIMENTO

Escolas reforçam segurança após ameaça de ataque

Mensagem de integrante de fórum na Deep Web pedindo apoio para uma ação armada vazou para alunos da Rede Marista, em Porto Alegre
Por Gilson Camargo / Publicado em 28 de março de 2019
Segurança no Colégio Rosário e em outras escolas da Rede Marista foi reforçada após vazamento de suposto plano de ataque

Foto: Igor Sperotto

Segurança no Colégio Rosário e em outras escolas da Rede Marista foi reforçada após vazamento de suposto plano de ataque

Foto: Igor Sperotto

Cinco colégios e 12 unidades sociais da Rede Marista de Educação em Porto Alegre amanheceram com a segurança reforçada pela Brigada Militar e polícia civil nesta quinta-feira, 28, depois que uma ameaça de ataque, inicialmente direcionada ao Colégio Rosário e depois a outras instituições da rede, foi compartilhada por alunos.

O suposto ataque vinha sendo planejado em fóruns na Deep Web, a dimensão da internet não acessível ao usuário comum, utilizada para combinar a chacina na escola Raul Brasil, em Suzano, São Paulo, no dia 13 de março.

Cópias das trocas de mensagens nos fóruns vazaram e foram disseminadas por grupos de WhatsApp de alunos da Rede Marista noite de quarta-feira, 27, para alertar sobre as ameaças.

Mensagem em foro na Deep Web explicita planos para atacar escola na capital

Imagem: Reprodução

Mensagem em foro na Deep Web explicita planos para atacar escola na capital

Imagem: Reprodução

Às 16h46min de segunda-feira, 25, um dos envolvidos divulga a foto de um revólver e pede apoio aos “confrades” para invadir a escola: “Sinceramente confrades, estou cheio desses macacos do RS, dia 28 irão presenciar o maior troll no colégio Marista em Porto Alegre. Alguém me venderia ou me doaria balas para um bem maior, quando irei entrar na minha escola armado e matarei o máximo de pessoas possível e tirarei minha vida seguido de uma bala na boca. Já tenho a arma. Já tenho seis balas”, ameaça.

O setor de inteligência da Brigada Militar levantou a suspeita de que a ameaça poderia ser falsa já que a foto da arma, um revólver possivelmente calibre 38, circula nas redes sociais desde 2012. O titular da Delegacia de Repressão aos Crimes Informáticos, delegado André Anicet, afirmou que a imagem leva a crer que a ameaça seja falsa, mas assegurou que a polícia está investigando e que “será dada toda atenção necessária ao caso”.

As ameaças deixaram pais, alunos e a direção da instituição em alerta. Além de policiais do 9º BPM e da 1ª Delegacia de Polícia fortemente armados, um contingente maior de seguranças particulares foi mobilizado pela escola.

As aulas não foram suspensas. Em nota, a rede Marista comunicou que o reforço na segurança “tem como pressuposto o cuidado absoluto com a segurança da comunidade escolar. As aulas e atividades serão mantidas, conforme orientado pelas autoridades em pronunciamentos veiculados na imprensa. Provas e trabalhos serão reagendados para evitar prejuízos pedagógicos. Assim que novas informações forem apuradas, a comunidade escolar será informada. Especificamente no Colégio Marista Rosário, a segurança externa nas imediações será reforçada de forma preventiva”.

UFRGSNo dia 21 de março, integrantes de um fórum da Deep Web ameaçaram um ataque ao Campus do Vale da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Agentes da Polícia Federal e da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) foram mobilizados e a segurança foi reforçada pela Brigada Militar. Na semana passada, em Roca Sales, na região do Vale do Taquari, uma adolescente de 17 anos foi apreendida pela polícia civil juntamente com uma pistola calibre 9mm. Ela estaria planejando um ataque a colegas na Escola Estadual de Educação Básica Padre Fernando. O caso foi denunciado ao delegado Alex Assmann por uma professora depois que outra aluna alertou sobre a circulação de mensagens divulgadas pela suspeita afirmando que pretendia atirar em colegas.

Comentários