MOVIMENTO

Torcidas de futebol barram ato pró-Bolsonaro

Corintianos, palmeirenses, santistas e são-paulinos se mobilizam em frente ao Masp, em São Paulo, neste domingo, 31 contra manifestações de extrema direita que pedem fechamento do Congresso e do STF
Por Marcelo Menna Barreto / Publicado em 31 de maio de 2020
Em meio a pandemia de coronavírus, torcidas de futebol rivais se unem em mobilização contra a ditadura

Reprodução Twitter

Em meio a pandemia de coronavírus, torcidas de futebol rivais se unem em mobilização contra a ditadura

Reprodução Twitter

Pela primeira vez, integrantes de torcidas organizadas dos principais clubes de futebol paulista, que tem grande rivalidade entre si, se uniram para fazer um oposição a uma tentativa de ato de apoio à Jair Bolsonaro.

A organização da manifestação conjunta das torcidas buscou instruir seus integrantes para evitar ao máximo um contágio com o novo coronavírus mas deixou claro a importância de sair às ruas, assumir o risco no meio da pandemia porque entende que existe algo maior em jogo: defender a democracia, defender a liberdade.

Sob o grito de guerra “democracia” e “ô, ô, ô, ditadura acabou”, os torcedores acabaram tomando conta da Paulista. Na frente, uma faixa preta que mostrava um punho cerrado erguido. O gesto que entrou para a história do futebol nacional feito pelo corintiano Sócrates e o atleticano Reinaldo, opositores da ditadura militar.

Foto: Arquivo Pessoal

Danilo: movimento Somos Democracia

Foto: Arquivo Pessoal

No dia 9 de maio passado, de forma espontânea, torcedores da Gaviões da Fiel acabaram impedindo um ato de apoiadores de Bolsonaro que iriam pedir o fechamento do Congresso Nacional e do STF em 9 de maio. Segundo lembra Danilo Pássaro, havia poucos “gatos pingados usando camisetas amarelas que, diante da aparição dos corintianos, se desmobilizaram rapidamente.

“Os mais jovens foram entrando, até porque tinha gente nossa também usando a camisa da seleção, mas como sentiram um certo ambiente hostil, saíram rapidinho”, conta Pássaro.

A manifestação deste domingo, 31, convocada no boca a boca, reuniu corintianos, palmeirenses, santistas e são-paulinos. Da mesma forma, outro ato pró-bolsonaro acabou não ocorrendo, apesar de farta divulgação para a sua realização.

Definindo-se como um jovem de 27 anos da periferia, Pássaro fala pelo movimento Somos Democracia. Segundo ele, o ato de hoje não é inicialmente o objetivo de uma torcida organizada. “Obviamente nosso objetivo é defender o corinthians , apoiar o corinthians, mas nunca fugimos da nossa responsabilidade histórica. Estamos aqui na Paulista pra fazer a contraposição aos que defendem Bolsonaro, a tortura e o arbítrio”.

Posts no Twitter dos manifestantes também demonstraram o clima: ““Hoje é o primeiro e vai se espalhar pelo Brasil” #fascistasnãopassarão”

Comentários