POLÍTICA

Governadores do nordeste criam Brigada contra vírus

Enquanto Bolsonaro desdenha das mortes pela pandemia, consórcio aposta na prevenção e assistência de saúde à população
Por Marcelo Menna Barreto / Publicado em 29 de abril de 2020
Iniciativa dos nove governadores que integram o Consórcio Nordeste, vai mobilizar 15 mil profissionais da saúde e voluntários no combate ao novo coronavírus com ações de saúde pública

Foto: Governo do Ceará/ Divulgação

Iniciativa dos nove governadores que integram o Consórcio Nordeste, vai mobilizar 15 mil profissionais da saúde e voluntários no combate ao novo coronavírus com ações de saúde pública

Foto: Governo do Ceará/ Divulgação

O Consórcio de Governadores do Nordeste formalizou na última quarta-feira, 28, a criação da Brigada Emergencial de Saúde do Nordeste, a Brigada SUS/NE. A estimativa é colocar em campo 15 mil pessoas no combate ao novo coronavírus. “Vamos para a trincheira! Vamos atacar o coronavírus onde ele nos ataca! História sendo feita em tempo real”, afirmou o médico e cientista brasileiro Miguel Nicolelis, um dos coordenadores do comitê científico criado pelo Consórcio Nordeste, que reúne os nove governadores da região.

A Brigada Emergencial foi anunciada no dia em que o Brasil ultrapassou o número de mortos da China na pandemia e o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), ao ser questionado por jornalistas, reagiu com desdém: “E daí? Lamento. Quer que eu faça o quê?”.

A decisão conjunta dos governadores foi publicada no Diário Oficial da Bahia. O estado é governado por Rui Costa (PT), atual presidente do consórcio.

De acordo com a resolução, a Brigada SUS/NE será integrada por profissionais de saúde, estudantes de graduação, médicos brasileiros formados no exterior e voluntários que atuarão na promoção, prevenção e assistência à saúde da população afetada pela pandemia. O objetivo é assegurar a efetiva resposta à situação de emergência em saúde pública declarada. “O grande Oswaldo Cruz estaria muito feliz no dia de hoje. Em menos de uma semana, uma ideia de um Comitê Científico vira realidade: a Brigada Emergencial de Saúde do Nordeste, constituída pelo Consórcio do Nordeste”, comemorou Nicolelis.

Nicolelis: "Vamos atacar o coronavírus onde ele nos ataca - Oswaldo Cruz estaria feliz neste dia"

Foto: Divulgação

Nicolelis: “Vamos atacar o coronavírus onde ele nos ataca – Oswaldo Cruz estaria feliz neste dia”

Foto: Divulgação

Pós-doutor em fisiologia e biofísica e professor e codiretor do Centro de Neuroengenharia da Universidade Duke, nos Estados Unidos, Nicolelis é atualmente o cientista brasileiro com maior prestígio internacional. A ideia da criação da Brigada SUS/NE, partiu da comissão científica que orienta as decisões do Consórcio em relação às medidas relacionadas ao coronavírus. O cientista foi convidado para coordenar os trabalhos que contam ainda com participação do ex-ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende.

A proposta da Brigada foi aprovada em 17 de abril e, no mesmo dia, os nove governadores nordestinos solicitaram ao governo federal a autorização para que os brasileiros formados em Medicina no exterior passassem a atuar no país.

A recomendação do Comitê Científico do Consórcio do Nordeste foi encaminhada ao ministério da Saúde com a assinatura dos governadores de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Na ocasião, o governador baiano Rui Costa afirmou que a autorização provisória para que os brasileiros que fizeram curso de Medicina em vários países do mundo possam atuar aqui no Brasil é uma medida “importantíssima”. Segundo ele, “são 15 mil médicos e médicas que podem ajudar o país, de imediato, nessa pandemia”.

Comentários