POLÍTICA

Vice-líder do Novo articulou resolução que cria cargos para partidos nanicos

Marcel Van Hattem e seu partido, o Novo, sempre se posicionaram contra propostas que impactam em gastos públicos, entre elas, auxílio emergencial e outras políticas sociais
Por Marcelo Menna Barreto / Publicado em 5 de janeiro de 2023
Líder do Novo articulou resolução que cria cargos para partidos nanicos

Foto: Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados

Arthur Lira e Marcel Van Hattem (vice-líder do Novo) articularam para vai beneficiar, além do partido Novo que apenas elegeu três deputados, o PSC, que alcançou seis, o Patriota e o Solidariedade, ambos com quatro e o Pros, com três representantes na Câmara

Foto: Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados

O vice-líder do partido Novo na Câmara dos Deputados, Marcel Van Hattem, articulou resolução que dá uma estrutura mínima de dez cargos para os partidos que não conseguiram atingir a cláusula de barreira nas últimas eleições. A resolução foi aprovada no último dia 23 de dezembro, na surdina, em apenas seis minutos, no plenário. A informação é da jornalista Naira Trindade, de O Globo.

A medida, segundo o colunista, integra a campanha de reeleição de Arthur Lira à presidência da Câmara Dos Deputados.

Pela a cláusula de barreira, as cinco legendas que não conseguiram 2% de votos válidos para deputado federal ficarão sem fundo eleitoral e sem tempo de Rádio e TV, não deveriam ter direito também a funcionários em gabinetes de representação.

Nas eleições desse anos, apenas treze partidos ou federações conseguiram superar a cláusula de barreira no primeiro turno das eleições 2022.

O mecanismo foi instituído em 2017 pelo Congresso, via Emenda Constitucional, para reduzir a influência de partidos nanicos e sem maior representatividade no parlamento.

A dobradinha de Van Hattem com Lira vai beneficiar, além do Novo que  elegeu apenas três deputados; o PSC, que alcançou seis; o Patriota e o Solidariedade, ambos com quatro; e o Pros, com três representantes na Câmara.

 

 

Comentários