SAÚDE

Banco de ossos e músculos é tema de painel ao vivo nesta quarta-feira, 17

Único banco da região Sul do país está localizado em Passo Fundo e está sem material devido à pandemia, retardando grande número de cirurgias
Por Redação / Publicado em 16 de novembro de 2021

Foto: Divulgação

Dr. Osmar Valadão Lopes

Foto: Divulgação

O projeto Cultura Doadora, da Fundação Ecarta, realiza nesta quarta-feira, 17, às 19h, o painel Doação, transplantes e o banco de ossos e músculos do Rio Grande do Sul. Como painelistas, o médico ortopedista Osmar Valadão Lopes Jr., diretor técnico do Banco de Tecidos Musculoesqueléticos do Hospital São Vicente de Paulo, de Passo Fundo, e o enfermeiro Maurício Luciano Zangirolami, integrante  da Comissão Intra-Hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos  para Transplante (Cidhott).

O painel será transmitido ao vivo pelo canal da Fundação Ecarta no Youtube, com apresentação do professor Marcos Fuhr, presidente da Fundação.

“A grande maioria das pessoas e famílias nem sabe da possibilidade de doar ossos e tecidos porque se fala muito pouco disso. Se fala mais de órgãos vitais e córneas e não sobre os tecidos”, registra Valadão. Além de campanhas de informação sobre o assunto,  ele destaca a necessidade de se criar mais bancos de tecidos no país. Existem apenas cinco bancos de tecidos musculoesqueléticos no Brasil.

Pioneirismo

O Hospital São Vicente de Paulo, de Passo Fundo, mantém o único Banco de Tecidos Musculoesquelético (BTME) da região Sul do Brasil. Pioneiro no país, foi o primeiro hospital a organizar um Banco de Tecidos, em 1981, e a criar referências nacionais para o avanço na legislação e adequações sanitárias.

Desde sua regulamentação em 2005 até o momento, foram disponibilizados tecidos para mais seis mil procedimentos cirúrgicos na área de Ortopedia e Odontologia (implantodontia, periodontia e bucomaxilofacial).

A distribuição dos tecidos é feita através de uma solicitação ao Banco de Tecidos, por meio de um formulário específico, tipo e quantidade de material necessário para a realização do procedimento cirúrgico. Havendo disponibilidade do material, ocorre todo o processo logístico adequado para o transporte.

Os bancos de tecidos são especializados no processamento e na conservação de enxertos como pele, osso, cartilagem, tendão, córneas, entre outros, fornecendo tecidos de alta qualidade técnica e seguros para transplante.

CULTURA DOADORA – Projeto permanente da Fundação Ecarta, que há nove anos fomenta a formação de práticas solidárias e atitudes proativas para a doação de órgãos e tecidos, apoiando iniciativas e a estruturação do atendimento para a doação e transplante no Rio Grande do Sul. Mais informações do projeto no site www.culturadoadora.org.br

Comentários