JUSTIÇA

Lesa Pátria: PF quer identificar financiadores de atos golpistas

Polícia cumpre 22 mandados de busca, na 11ª fase da operação. STF marca julgamento de mais 250 dos 1,3 mil golpistas denunciados pela PGR
Da Redação / Publicado em 11 de maio de 2023

Foto: Valter Campanato/ Agência Brasil

PF deflagrou mais uma fase da operação que busca identificar financiadores dos atos golpistas que depredaram sedes dos três poderes em janeiro

Foto: Valter Campanato/ Agência Brasil

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quinta-feira, 11, mais uma fase da Operação Lesa Pátria. O objetivo é identificar pessoas que financiaram e fomentaram os atos de 8 de janeiro, quando o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF) foram invadidos e depredados.

São cumpridos 22 mandados de busca e apreensão expedidos pelo STF, em São Paulo, no Mato Grosso do Sul e no Paraná. Foi determinado também o bloqueio de bens, ativos e valores dos investigados até o limite de R$ 40 milhões para cobertura e ressarcimento dos danos causados ao patrimônio público.

“Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido”, destacou a PF em nota.

Ainda de acordo com a corporação, as investigações continuam em curso e a Operação Lesa Pátria se tornou permanente, com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais expedidos, pessoas capturadas e foragidas.

Julgamento atos golpistas

O STF marcou para a próxima terça-feira, 16, o julgamento de mais 250 envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro. Esse é o quinto grupo de investigados, totalizando 1.050 das 1,3 mil denúncias apresentadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

O julgamento ocorrerá no plenário virtual, modalidade na qual os ministros depositam os votos no sistema eletrônico do STF e não há deliberação presencial.

Se a maioria dos ministros aceitar as denúncias, os acusados passarão a responder a uma ação penal e se tornam réus no processo. Eles deverão responder pelos crimes de associação criminosa armada, abolição violenta do Estado democrático de direito, golpe de estado, dano qualificado e incitação ao crime.

O julgamento das primeiras denúncias começou em abril. Até o momento, a Corte tornou réus 550 investigados.

Comentários