CULTURA

Feira do Livro Independente reúne 65 autores em Porto Alegre neste domingo, 5

Contando exclusivamente com escritores e ilustradores como expositores, o evento tem como objetivo a aproximação com os leitores e contará com programação paralela de contação de histórias para crianças
Por Redação / Publicado em 30 de abril de 2019

Um novo evento com possibilidade para a comercialização de livros surge no calendário cultural de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Em sua primeira edição, a Feira do Livro Independente será realizada na rua Rua João Telles, no trecho entre a Avenida Osvaldo Aranha e a Rua Henrique Dias, no Bairro Bom Fim, neste domingo, 5 de maio, das 14h às 19h, com 65 autores independentes de Porto Alegre e de outras cidades gaúchas. Os valores de livros irão variar, desde zines por R$ 2,00 até livros de valores mais altos.

Escritor Gabriel Cianeto

Foto: Arquivo Pessoal

Foto: Arquivo Pessoal

Contando exclusivamente com escritores e ilustradores como expositores, a Feira tem como objetivo aproximar autores e leitores, possibilitando intercâmbios sobre os processos criativos das obras, aprofundando relacionamentos e resultando em venda direta.

“A ideia surgiu no final de 2018 e se solidificou por volta de fevereiro deste ano”, conta o um dos organizadores, o escritor Gabriel Cianeto, autor Imaginário (2013), Londres (2015) e Oceano Sorvete de Uva (2018). “A Feira se configura como um evento acessível no qual os autores podem ter um retorno financeiro mais vantajoso do que em outras oportunidades semelhantes”. Segundo ele, o evento é custeado integralmente pelo valor arrecadado com as inscrições dos autores participantes. Haverá ainda um intérprete de Libras-Português à disposição das pessoas surdas em visitação.

Valentina e o Feijão

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação


PROGRAMAÇÃO PARALELA

A Feira terá programação paralela de contação de histórias para crianças: 14h, Valentina e o Feijão, pela escritora Viviane De Gil; e às 15h, O Menino Dinossauro, com a escritora Wanda Queiroz. E, também, lançamentos de livros.

“Parece haver uma certa preocupação geral com o futuro dos livros, mas, pelo que vejo, como escritor, as pessoas seguem lendo, talvez um pouco menos, talvez em outras plataformas. No entanto, mesmo a internet, que é tida como uma das ameaças à literatura, possui uma série de elementos que a incentivam, como booktubers e plataformas on-line para livros”, avalia Gabriel Cianeto. “A produção independente também ganha bastante com essas plataformas, com custo muito abaixo da impressão de livros físicos. E tenho notado uma grande quantidade de autores independentes, o que aumenta a riqueza e a diversidade de literatura e cultura”.

Comentários