CULTURA

Um passeio pela obra poética de Berenice Sica Lamas

A coletânea Poemário reúne poesias inéditos e compilações de 11 obras publicadas pela autora pelotense entre 1999 e 2013
Por Redação / Publicado em 28 de julho de 2022

Foto: Acervo Pessoal

Foto: Acervo Pessoal

Berenice Sica Lamas: autora pelotense lança coletânea de poemas inéditos e já publicadosA poetisa, escritora e psicóloga pelotense Berenice Sica Lamas reuniu poemas inéditos e selecionou trabalhos publicados entre 1999 e 2013 para tocar “com encanto e assombro” em temas como vida, morte, solidão, amor, erotismo, tempo, consciência social e o coletivo, ciclos de gerações. O resultado é a coletânea Poemário (Ardotempo, 224p.), com lançamento no dia 10 de agosto, das 17h às 21h, no espaço La vita è Bella (Rua Dona Leonor, 45 – Bairro Rio Branco – Porto Alegre).

Imagem: Reprodução

Imagem: Reprodução

O livro é organizado iniciando com os inéditos, seguidos dos poemas escolhidos na cronologia contrária das publicações e na subsequência, alguns reunidos em antologias, revistas e sites. Estão presentes fragmentos dos prefácios, apresentações, abas e posfácios das pessoas que os escreveram, como forma de outra vez dialogar com todas e todos, explica a autora. Para Berenice, “escrever poesia é um modo de caçar palavras, delirar, visionar, recriar realidade”.

A apresentação desta seleção de poemas cabe a Luiz-Olyntho Telles da Silva, psicanalista e escritor, em ensaio no qual ele observa: “Esse percurso, por si mesmo, pode ser entendido como uma metáfora de sua viagem à sua história, à sua infância, ao interior de si mesma, tema que se mostrará em grande parte de seus poemas”.

Comentários