CULTURA

Angela Davis volta ao Brasil para lançamento de livro

Livro fala da importância da interação entre os diversos fatores sociais que estão no cerne da luta de mulheres e negros no mundo
Por Marcelo Menna Barreto / Publicado em 7 de julho de 2023

 

Angela Davis volta ao brasil para lançamento de livro

Foto: Marcelo Menna Barreto

Foto: Marcelo Menna Barreto

Reconhecida mundialmente por sua luta contra a discriminação racial nos Estados Unidos e pelos direitos das mulheres, a filosofa americana Angela Davis lança na terça-feira, 11, em Salvador, BA, a versão em português do livro Abolicionismo. Feminismo. Já. (Companhia das Letras).

Escrito em parceria com as pesquisadoras Erica Meiners (Universidade da Califórnia) e Beth Richie (Universidade Northeastern), a obra é um apelo urgente por um feminismo verdadeiramente interseccional, internacionalista e abolicionista.

O tema já vem sido tratado pela famosa ativista que é professora emérita da Universidade da Califórnia e se notabilizou por sua militância no movimento do Partido dos Panteras Negras (Black Panther Party ou BPP) na década de 1970.

Em outubro de 2019, Extra Classe já registrava o que Davis disse em coletiva momentos antes de uma concorrida conferência pública no Parque Ibirapuera, em São Paulo: “Temos muito a aprender com o movimento negro do Brasil”.

No livro, outra bandeira que Davis tem levantado nos últimos anos, o fim do que chama de estado carcerário que tem papel fundamental na perpetuação da violência.

É nessa lógica que as autores entendem que abolicionismo e feminismo estão lado a lado na luta por uma causa comum que foi amplificada pelos protestos mundiais após o assassinato de George Floyd em 2020 por um policial americano.

O debate público desde então passa por discussões que estão no centro do Black Lives Matter (Vidas Negras Importam) e dos movimentos negros em todo o mundo, a desmilitarização das polícias e a suspensão da construção de prisões.

Angela Davis e Gina Dent estão Brasil para participar do 18º Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada (ABRALIC) de 10 a 14 de julho.

SERVIÇO:

Abolicionismo. Feminismo. Já.

Autores:  Angela Y. Davis, Gina Dent, Erica R. Meiners, Beth E. Richie

Editora: Companhia das Letras

Tradução: Raquel de Souza

Número de páginas: 288

Preço: R$ 59,90 | E-book: R$: 34,90

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários