CULTURA

Projeto Ecarta Musical prorroga inscrições para o edital até 7 de janeiro

As apresentações selecionadas serão divulgadas no dia 12 de janeiro. As inscrições são gratuitas e realizadas pelo site da Fundação Ecarta
Por Nicoly Owicki / Publicado em 28 de dezembro de 2023

Foto: Ricardo Ara/ Divulgação

Dia 20 de janeiro Maurílio e Nina Fola, se apresentam no palco do Projeto Ecarta Musical, a dupla foi selecionada no último edital.

Foto: Ricardo Ara/ Divulgação

O edital para selecionar os 12 shows do Projeto Ecarta Musical que ocorrem de março a agosto de 2024 teve sua data adiada. O prazo original era de 1 a 30 de dezembro.

Estão aptos a participar do edital, que ficará aberto até o dia 7 de janeiro, cantores, instrumentistas e grupos do Rio Grande do Sul. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas através do site www.ecarta.org.

Serão avaliados na seleção quesitos como o ineditismo da proposta, a qualidade artística dos candidatos, currículo dos integrantes do grupo, detalhamento objetivo e coerente da proposta e adequação com o espaço físico e conceitual do local onde ocorrerão as apresentações.

O Ecarta Musical preserva características de sarau, com música e interação com a plateia, que costuma ser um público mais intimista de aproximadamente 70 pessoas.

Os contemplados receberão a quantia bruta de R$ 1 mil por apresentação solo e R$ 1,5 mil por apresentação de grupos.

O Projeto Ecarta Musical foi instituído em 2005 e tem como objetivo valorizar os músicos e a produção musical do estado.

Nesses 18 anos de atividades do projeto, já foram realizados cerca de 400 shows que somam um público total superior a 20 mil pessoas.

Os shows ocorrem quinzenalmente, na sede da Ecarta, em Porto Alegre (Avenida João Pessoa, 943), com transmissão ao vivo pelo canal de YouTube da Fundação. A entrada é franca.

A Fundação Ecarta abre dois editais ao ano para o Projeto, em dezembro e julho. “De artistas estreantes a carreiras consagradas, o espaço do Ecarta Musical acolhe a diversidade musical do estado, valorizando o ineditismo das propostas”, destaca a coordenadora do projeto, Elenice Zaltron.

Dois shows estão previstos para janeiro: dia 6, com Trio Mafuá, e dia 20 com Maurílio e Nina Fola, selecionados no último edital.

O calendário previsto para os futuros selecionados será: 9 e 23 de março; 6 e 20 de abril; 11 e 25 de maio; 8 e 22 de junho; 6 e 20 de julho; 10 e 24 de agosto. As apresentações terão as datas combinadas com os selecionados.

Para mais informações sobre o projeto, contatar o telefone (51) 4009-2970 ou pelo e-mail ecartamusical@gmail.com.

Nicoly Owicki é estagiária de jornalismo. Matéria elaborada com supervisão de Gilson Camargo.

Comentários