EDUCAÇÃO

Doação de órgãos ganha aula magna na Feevale

Atividade reuniu cerca de 800 estudantes de 11 cursos da área da Saúde da Universidade na tarde desta quinta-feira, 25, para ouvir o médico Valter Garcia, referência no país na área de transplantes
Por Redação / Publicado em 25 de agosto de 2022

Foto: Eduarto Bettio/Feevale

O médico Valter Garcia destacou o papel fundamental dos profissionais da saúde na efetivação da doação de órgãos ao transplante de órgãos e tecidos

Foto: Eduarto Bettio/Feevale

Doação e transplante de órgãos foi o tema da aula magna que abriu o segundo semestre dos cursos de Medicina, Fisioterapia, Tecnologia em Estética e Cosmética, Ciências Biológicas, Biomedicina, Enfermagem, Educação Física, Gastronomia, Farmácia, Quiropraxia e Nutrição da Universidade Feevale, de Novo Hamburgo (RS).

A aula foi realizada na tarde desta quinta-feira, 25, e contou como professor  o nefrologista Valter Duro Garcia, responsável pela Unidade de Transplante de Rim e Pâncreas da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, idealizador e primeiro coordenador da Central de Transplantes do Rio Grande do Sul, há 26 anos, e referência nacional na área dos transplantes.

“A doação é uma troca. Há quatro vezes mais possibilidade de uma pessoa estar na lista do que ser um doador. O transplante só acontece se existe a doação. Se eu estivesse na lista de espera por um órgão, eu iria gostar de receber. Então, por que não doar?” , ponderou o palestrante.

Pela inclusão da doação e transplante de órgãos nos currículos

Esta atividade integra a campanha + Doação e Transplante nos Currículos da Saúde realizada pelo projeto Cultura Doadora, da Fundação Ecarta, em parceria com as universidades gaúchas.

“A maioria dos cursos na área da Saúde não oferece disciplinas ou formação dirigida a esta área, motivando a realização desta campanha”, resume o presidente da Fundação Ecarta, Marcos Fuhr, entidade coordenadora do projeto criado há 10 anos.

“A complexidade dessa modalidade terapêutica exige preparo especializado e constante das equipes de profissionais de saúde envolvidos no cuidado do paciente”, registra Fuhr.

“O objetivo da campanha é sensibilizar as instituições de ensino a introduzir a grade curricular dos cursos da Saúde, de forma a possibilitar um melhor preparo desses futuros profissionais sobre os procedimentos e protocolos do Sistema Nacional de Transplantes”, completa a coordenadora do projeto, Glaci Borges.

Eles estiveram em reunião com coordenadores de cursos do Instituto de Ciências da Saúde da Instituição, em abril, resultando na programação desta quinta-feira, abrindo as atividades semestrais dos 11 cursos da Saúde.

Dez anos de incentivo à doação e à qualificação do sistema de transplantes

O projeto Cultura Doadora oferece suporte às instituições de ensino com sugestão de temas a serem abordados nas disciplinas, um rol de profissionais com amplo conhecimento na doação e transplantes de múltiplos órgãos e tecidos, assim como pacientes transplantados, famílias doadoras, ativistas da área, entre outros palestrantes e subsídios para orientar a formação.

O projeto Cultura Doadora foi criado há 10 anos pela Fundação Ecarta para sensibilizar para a doação de órgãos e buscar melhorias na estrutura médico e hospitalar. Escolas, associações e empresas interessadas em abordar o tema podem entrar em contato com o projeto pelo e-mail culturadoadora@fundacaoecarta.org.br e fone 51. 4009.2970.

Comentários