EDUCAÇÃO

Campanha tem meta de associar mais 1,2 mil professores ao Sinpro/RS

Quadro social já conta com cerca de 65% da base, um dos mais altos índices de sindicalização da iniciativa privada. São mais de 20,2 mil professores sindicalizados, da educação infantil à educação superior
Da Redação / Publicado em 10 de março de 2023

Foto: Reprodução

Meta

Foto: Reprodução

O Sindicato dos Professores (Sinpro/RS) lançou, em fevereiro, a edição 2023 de sua tradicional campanha de sindicalização, com o slogan Quanto mais você precisa, mais o Sinpro/RS aparece. A entidade pretende ampliar em 1,2 mil associados o seu quadro social, que já conta com cerca de 65% da base, um dos mais altos índices de sindicalização da iniciativa privada. São mais de 20,2 mil professores sindicalizados, da educação infantil à educação superior em todo o estado.

“A busca da livre associação dos professores é uma marca registrada do Sinpro/RS”, diz Cecília Farias, diretora do Sindicato. “Anualmente, a direção estabelece metas, distribuídas entre todos os níveis de ensino e todas as regiões do estado. Metas ousadas e desafiadoras e sempre superadas ao longo do ano.”

Com a campanha em andamento, os diretores do Sinpro/RS destacarão, em suas visitas aos professores nas instituições de ensino, a relevância dos serviços e das políticas que já fazem a diferença na vida e na atuação profissional dos professores.

“A atuação do Sindicato é imprescindível na defesa dos salários e condições de trabalho dos professores”, observa Cecília. “Realizamos campanhas anuais para sensibilizar os professores em relação aos direitos coletivos, negociados todos os anos pelo Sindicato com as representações patronais. Os direitos não são concessões dos empregadores, mas conquistados com muita luta.”

Durante todo o ano, afirma Cecília, o Sinpro/RS negocia dois acordos coletivos com o governo do estado (Uergs e Fundação Liberato) e sete convenções coletivas de trabalho com os sindicatos patronais (Sinepe/RS, Sindiman/RS, Sindicreches, Sindepars e Sindiomas), além de dezenas de acordos de trabalho por instituição.

A campanha de sindicalização do Sindicato também destaca aos professores todos os serviços disponibilizados aos associados, como a assessoria jurídica nas áreas trabalhista, cível, criminal e previdenciária; o acompanhamento e acolhimento dos professores nas rescisões contratuais; a oferta de planos de saúde e odontológico mais acessíveis, conveniados com a Unimed, CCG e Uniodonto; o Hotel Casa do Professor, em Porto Alegre; o Núcleo de Apoio ao Professor Contra a Violência (NAP); a plataforma Somos, com orientações e práticas de qualidade de vida; o jornal Extra Classe; o site do Sinpro/RS; entre outros.

SINDICALIZAÇÃO ON-LINE – Para facilitar o processo, o Sinpro/RS disponibiliza a ficha de sindicalização no site (www.sinprors.org.br). Com a ficha virtual, os professores conseguem concluir o processo totalmente virtual, usando o próprio celular, tablet ou computador. Em 2022, mais de 300 professores se associaram via site. meta, meta,

Comentários