EDUCAÇÃO

Cursos universitários ficaram abaixo da expectativa no Enade

Na educação presencial, a maioria dos concluintes são jovens de até 24 anos, enquanto no ensino à distância (EaD) a faixa etária predominante é dos 31 aos 40 anos
Por César Fraga / Publicado em 31 de outubro de 2023

Maioria dos cursos universitários ficou abaixo da expectativa no Enade

Fotos: Luis Fortes/MEC

Fotos: Luis Fortes/MEC

A imensa maioria dos cursos de ensino superior, entre os avaliados, ficou abaixo dos 60 pontos projetados pelo MEC como meta para Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2022. É o que dizem os dados apresentados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e Ministério da Educação (MEC), em coletiva de imprensa nesta terça-feira, 31, em Brasília.

Em 2022, o Enade avaliou cursos vinculados ao Ano III do ciclo avaliativo do exame: bacharelado das áreas de administração, administração pública, ciências contábeis, ciências econômicas, direito, jornalismo, psicologia, publicidade e propaganda, relações internacionais, secretariado executivo, serviço social, teologia e turismo.

Também foram avaliados os cursos superiores de tecnologia das áreas de comércio exterior, design de interiores, design gráfico, design de moda, gastronomia, gestão comercial, gestão da qualidade, gestão pública, gestão de recursos humanos, gestão financeira, logística, marketing e processos gerenciais.

Entre os que foram melhor avaliados estão os cursos de bacharelado em comunicação social – jornalismo (56,89), secretariado executivo (57,82) e turismo (54,03). Todos têm médias nacionais próximas às esperadas. Já nos cursos tecnológicos, houve destaque importante para tecnologia em design de moda (60,04), a maior média.

A coletiva reuniu o Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana; o presidente do Inep, Manuel Palacios; e o presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Luiz Curi. Os dados foram apresentados pelo diretor de Avaliação da Educação Superior do Inep, Ulysses Tavares.

Até o fechamento desta matéria ainda não era possível acessar as informações específicas por curso, instituição e região, pois o sistema do Inep apresentava instabilidades e mensagens de erro.

Diretrizes curriculares nacionais

Além dos resultados nas provas, o Enade, por meio do Questionário do Estudante, permite traçar o perfil socioeconômico dos estudantes avaliados.

A informação contextualiza os resultados da prova e pode ajudar na definição de políticas públicas e guiar melhorias das próprias instituições e dos cursos. A orientação do Inep é que as instituições se apropriem dos dados para melhorar seus processos pedagógicos.

Uma das novidades apresentadas na coletiva, o ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou que as licenciaturas terão avaliação anual no Enade.

Também serão votadas as novas Diretrizes Curriculares Nacionais para esses cursos e há planos para a criação de uma agência reguladora. Segundo o ministro, o diálogo com as instituições, entidades, Conselho Nacional de Educação e sociedade civil fará com que a educação siga no caminho de aperfeiçoamento e melhoria da educação superior.

“O ensino superior é tema essencial para o MEC. Por isso, o Enade tem colaborado para que o Ministério aperfeiçoe suas políticas públicas e mostrado a importância das políticas afirmativas para dar acesso às pessoas de baixa renda”, explica.

Perfil dos estudantes 

De acordo com o Questionário do Estudante, predominam entre os estudantes: mulheres (59,6), brancas (52,9%), solteiras (67,9%), pais sem graduação (67,2%), pessoas com renda familiar entre 1,5 e 4,5 salários mínimos (69%) e indivíduos que trabalham 40h semanais ou mais (51,4%).

  • Na educação presencial, a maioria dos concluintes são jovens de até 24 anos, enquanto no ensino a distância (EaD), a faixa etária predominante é dos 31 aos 40 anos.

Os resultados apontam também o número de concluintes que receberam subsídios ou bolsas para custear todas ou a maior parte das mensalidades. Entre os auxílios, estão o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Programa Universidade Para Todos (Prouni).

  • 31,6% dos estudantes que responderam aos questionários são beneficiados por subsídios ou financiamentos públicos;
  • 18,2 % dos concluintes de instituições públicas e 2,8% de instituições privadas receberam algum tipo de auxílio permanência;
  • 43,1% dos concluintes de instituições privadas receberam algum tipo de bolsa e 9,9% algum tipo de financiamento.

Taxa de conclusão 

A taxa de conclusão dos cursos avaliados pelo Enade 2022 entre 2017 e 2022 varia entre 11% e 16% (mais alta apenas no curso de teologia, que é 25,8%) nos bacharelados; e entre 23% e 30% nos cursos tecnológicos. Importante considerar que a duração dos tecnológicos é menor (entre dois e três anos) que no caso dos bacharelados.

Conceitos do Enade

Durante a coletiva, foi divulgado o resultado do Conceito Enade, que subsidia políticas públicas, processos de supervisão e regulação da educação superior.

Educação a distância corresponde a 48,7% das matrículas dos cursos do

Enade 2022 e 40% dos concluintes que fizeram as provas do Enade 2022. Em algumas áreas de avaliação, como ciências econômicas e relações internacionais, há grande concentração nos cursos EaD com conceitos 2 e 3.

  • IES com conceito Enade 1 ou 2: são as instituições cujos alunos tiveram um rendimento abaixo da expectativa no Exame.
  • IES com conceito Enade 3: são as instituições que tiveram um rendimento médio no Exame dentro do esperado.
  • IES com conceito Enade 4 ou 5: são instituições com rendimento superior à média esperada.

Enquanto as IES com conceito Enade 4 ou 5 são tidas como exemplares para o Inep, aquelas com uma nota igual ou inferior a 2 podem sofrer sanções negativas do Ministério da Educação. E isso vai desde novas avaliações pelo MEC até a suspensão de cursos caso a IES não se comprometa em melhorar a qualidade de ensino e o desempenho de seus estudantes.

Enade – O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, é constituído por um Questionário do Estudante e uma prova para avaliação de desempenho dos estudantes, composta por itens de formação geral, comuns aos cursos de todas as áreas, e de componente específico.

Leia a Nota Técnica sobre como é calculada a nota do Enade.

Confira os resultados

Saiba mais sobre o Enade

Comentários