EDUCAÇÃO

Mostratec terá visitação pública de 24 a 26 de outubro

Mesmo sendo promotora e sediando evento referência, a Fundação Liberato vive um impasse junto ao governo estadual para renovar quadro de servidores
Da Redação / Publicado em 23 de outubro de 2023

Mostratec terá visitação pública de 24 a 26 de outubro

Foto: Mostratec/Divulgação

Foto: Mostratec/Divulgação

Iniciou nesta segunda-feira, 23, o credenciamento para 38ª Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia. O evento terá representantes de 15 países e de 22 Estados da federação, além do Distrito Federal. A visitação pública de 24 e 26 de outubro, das 13h30min às 21h, na Fenac, em Novo Hamburgo (RS). A entrada é franca e a feira terá transmissão ao vivo por canal oficial da Mostratec no YouTube .

A Mostratec, que é organizada pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha com participação efetiva do seu corpo docente e funcionários, reunirá jovens cientistas de 15 países. É considerada o maior evento do gênero na América Latina. Além da Mostra, ocorrerá também a Mostratec Júnior, o Seminário Internacional de Educação Tecnológica (Siet), e o Desafio de Robótica Mostratec Atto.

Serão apresentados 785 projetos de estudantes do ensino médio e técnico, do ensino fundamental e da educação infantil.

Os países inscritos na Mostratec deste ano são Argentina, Brasil, Colômbia, Dinamarca, Espanha, Indonésia, México, Paraguai, Peru, Portugal, Suécia, Suíça, Taiwan, Turquia e Ucrânia.

Os Prêmios e Incentivos Educacionais estão sendo oferecidos por 30 organizações, estimados em mais de R$ 1 milhão. Entre as instituições que darão prêmios estão: Assembleia Legislativa/RS, Casio Educação, Prefeitura NH, Câmara de Vereadores NH, Marinha do Brasil, Conselho Federal dos Técnicos Industriais, Conselho Regional dos Técnicos Industriais/RS Feevale, Unisinos, Faccat, Ulbra, Universidade La Salle, Faculdades QI, Faculdade IENH, Killing, Vilage, IBTeC, Sicredi, entre outros.

A Mostratec conta com o patrocínio do Banrisul, Petrobras, CNPq e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

A feira terá transmissão ao vivo pelo canal oficial da Mostratec no YouTube .

Mostratec é referência, mas escola enfrenta falta de pessoal

Mesmo que o evento seja referência nacional e internacional na pesquisa, ciência e tecnologia, a Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha  vive um impasse junto ao governo estadual para renovar seu corpo docente e quadro de servidores. O tema foi assunto em reunião da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa no dia 17 deste mês, às vésperas do evento. Na ocasião, o diretor-executivo da Fundação, Ramon Hans, solicitou a intermediação do colegiado em busca de celeridade nos processos de reposição de pessoal junto ao governo do Estado.

2.700 alunos, com quatro cursos médios integrados e oito cursos pós técnicos. A Fundação Liberato Salzano conta, atualmente, com 287 servidores, sendo 70 administrativos e 75 estagiários. A folha de pagamento, que totaliza 1,8 milhão de reais, é paga pelo Estado, enquanto que as mensalidades pagas pelos alunos sustenta toda a manutenção da Escola.

O diretor explicou que a Instituição tem encontrado dificuldade em renovar e aumentar o seu corpo funcional que atende cerca de 2.700 alunos, com quatro cursos médios integrados e oito cursos pós técnicos. A Fundação Liberato conta, atualmente, com 287 servidores, sendo 70 administrativos e 75 estagiários. A folha de pagamento, que totaliza 1,8 milhão de reais, é paga pelo Estado, enquanto que as mensalidades pagas pelos alunos sustenta toda a manutenção da Escola.

Mostratec terá visitação pública de 24 a 26 de outubro

Foto: Celso Bender/ALRS

Reunião da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa para discutir falta de renovação de pessoal na Fundação Liberato entre outras pautas

Foto: Celso Bender/ALRS

Ramon Hans revelou que o último concurso público para servidores na Fundação foi realizado  em 2014, preenchendo 18 das 31 vagas necessárias. Ele afirmou que há um pedido de novo concurso, que está para avaliação do Grupo de Assessoramento Especial (GAE) da Secretaria da Fazenda. Conforme o diretor-executivo, a esta questão somam-se os pedidos de aposentadoria ou afastamento. “Estamos aguardando manifestação da Secretaria de Educação (Seduc) a respeito dos Pedidos de Demissão Incentivada (PDI), conforme orientação do próprio governo do Estado”, lamentou.

Ainda segundo Hans, se os novos servidores forem contratados por concursos e o PDI efetivado, a folha de pagamento da Instituição diminui em cerca de 1 milhão de reais. “Porque não avançar, então? já que estes processos trariam economia para o Estado”, indagou. Por último, o diretor reclamou do excesso de burocracia estatal que restringe a autonomia financeira da Fundação.

Salários

Na mesma reunião, o representante da Associação dos Docentes e do Sindicato dos Professores do Ensino Privado (Sinpro/RS), Daniel Sebastiani, protestou contra o descompasso salarial dos professores da Fundação. “Hoje tivemos uma defasagem de cerca de 25% dos nossos salários”, queixou-se.

Após ouvir também o diretor de ensino da Fundação, Marcelo Boeira, sobre os cursos ofertados pela escola, a deputada Sofia Cavedon entrou em contato com o chefe da Casa Civil do governo do Estado, Artur Lemos, para agendar uma reunião para destravar os processos de reposição de pessoal e solicitar diálogo com os professores em busca de um acordo coletivo.

Com informações da Mostratec e ALRS.

 

Comentários