JUSTIÇA

Negligências de protocolos anticovid na Saúde e Agricultura do RS são investigadas pelo MPT e Justiça do Trabalho

Inquérito e ação civil pública apuram a sonegação de EPIs e de álcool em gel, além da falta de higienização de salas e equipamentos que expuseram servidores ao contágio durante a pandemia
Da Redação / Publicado em 17 de março de 2021
Denúncias de servidores da saúde e da agricultura motivaram abertura de investigações no estado

Foto: Agência Brasil

Denúncias de servidores da saúde e da agricultura motivaram abertura de investigações no estado

Foto: Agência Brasil

O Ministério Público do Trabalho (MPT) abriu inquérito civil para apurar as condições de trabalho dos servidores das secretarias da Agricultura (Seapdr) e Saúde (SES) do Rio Grande do Sul durante a pandemia. A investigação partiu de denúncias formalizadas pelo Sindicato dos Servidores de Nível Superior do RS (Sintergs). No caso da Seapdr, o MPT considerou insuficientes as ações adotadas pela pasta e ajuizou uma ação civil pública que está em andamento na 18ª Vara do Trabalho de Porto Alegre.

Secretarias desrespeitaram a legislação do próprio governo, aponta Angela, do Sintergs

Foto: Arquivo Pessoal

Secretarias desrespeitaram a legislação do próprio governo, aponta Angela, do Sintergs

Foto: Arquivo Pessoal

“Infelizmente foi necessário acionar o MPT devido ao descumprimento das normas de prevenção à covid-19 e ao descaso com a saúde dos trabalhadores destas pastas, que vêm atuando presencialmente durante toda a pandemia. O mais contraditório é que as secretarias desrespeitaram a legislação do próprio governo do estado”, ressalta Angela Antunes, diretora do Sintergs.

As denúncias foram feitas a partir de informações de associados sobre a ausência de protocolos de saúde e descumprimento da legislação estadual.

Na Seapdr, os relatos eram sobre a indisponibilidade de álcool e gel, de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e falta de higienização adequada das salas e equipamentos, tanto na sede em Porto Alegre quanto nas inspetorias de defesa agropecuária, no interior.

Na SES, os servidores reportaram os mesmos problemas relatados na Seapdr, e também a falta de testagem regular dos servidores no Hemocentro, no Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) e no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).

Em ambos os casos, o MPT solicitou providências para as secretarias. Algumas das exigências foram atendidas, como a compra de EPI, álcool em gel e adoção de protocolos mais rígidos, conforme constam nos inquéritos. As denúncias foram formalizadas em meados do ano passado.

Comentários