MOVIMENTO

Sinpro/RS lança simulador de aposentadoria

Desenvolvida pelo Dieese, a ferramenta permite a simulação da aposentadoria dos professores segundo regras atuais e da PEC 06/2019
Da Redação / Publicado em 15 de abril de 2019
Amarildo Cenci: ferramenta disponível no site do Sindicato

Foto: Igor Sperotto

Amarildo Cenci: ferramenta disponível no site do Sindicato

Foto: Igor Sperotto

Arte: D3 Comunicação

Arte: D3 Comunicação

Quanto tempo a professora ou o professor da educação básica deverá trabalhar para se aposentar com valor integral? E o docente da educação superior? É mais vantajoso esperar atingir a idade mínima ou aguardar o tempo mínimo de contribuição? As regras atuais são alteradas pela proposta de reforma da Previdência do governo Bolsonaro? Em que? Diante das dúvidas e demandas dos professores em relação à aposentadoria, o Sinpro/RS lançou no dia 30 de março a ferramenta Calcule sua Aposentadoria, exclusivamente para professores celetistas da educação básica e da educação superior, disponível no site da entidade gratuitamente.

Desenvolvida pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), a ferramenta permite a simulação da aposentadoria dos professores segundo as regras atuais da Previdência e a partir da proposta do governo (PEC 06/2019). A ferramenta é autoexplicativa e traz os detalhes específicos, de acordo com os dados fornecidos pelo usuário.

“A proposta de Bolsonaro acaba com a aposentadoria especial das professoras da educação básica, prevê idade mínima de 60 anos e tempo de contribuição de 30 anos”, destacou o professor Amarildo Cenci, no lançamento do novo serviço, durante o Sinpro/RS Debate sobre o tema. “Para ter benefício integral, elas terão de contribuir 40 anos. É fundamental que a categoria compreenda isso e se mobilize”. E observou: se for aprovada pelo Congresso Nacional, as professoras terão de trabalhar pelo menos mais dez anos, contribuir mais cinco anos e ter, no mínimo, 60 anos para ter direito a 80% do benefício previdenciário.

Arte: Bold Comunicação

Arte: Bold Comunicação

Comentários