OPINIÃO

Vida marinha

Da Redação / Publicado em 6 de junho de 2022

 

Vida marinha é destaque da capa

Imagem: Reprodução

Imagem: Reprodução

No destaque de capa desta edição, estão a diversidade e a exuberância da fauna marinha que transforma a costa do Rio Grande do Sul em um dos mais ricos santuários da biodiversidade do continente.

Ameaçadas de extinção e pressionadas pela degradação ambiental, são espécies que permanecem por curtos períodos de tempo nesse vasto território, à procura de alimentos ou para se reproduzir e cumprir ciclos de vida, antes de seguir em suas rotas migratórias.

Assim como outras cinco edições ao longo deste ano, o Extra Classe de junho não será impresso, em virtude da pandemia. A publicação está disponível em PDF, Flip e on-line.

Entrevista

O acesso à educação superior pública e gratuita não pode ser um privilégio de poucos brasileiros, sentencia o frei franciscano David dos Santos, da Paróquia Santuário de São Francisco, centro de São Paulo, em entrevista nesta edição.

Responsável pela criação dos cursos preparatórios para o vestibular que foram a porta de entrada de mais de cem mil jovens negros da periferia da maior metrópole brasileira na universidade, ele relata a luta por equidade também no mercado de trabalho.

Está coordenando cursos preparatórios para que a população afro-brasileira possa concorrer com mais igualdade de oportunidades em concursos públicos.

A Educafro, ONG criada pelo religioso, também assumiu o protagonismo mundial no enfrentamento à exclusão, preconceito e violência contra pessoas negras.

Em 2020, a Educafro ajuizou uma ação civil pública que resultou na maior indenização coletiva da história do país e da América Latina para a comunidade negra no caso do assassinato de Beto Freitas, em novembro daquele ano, por seguranças do Carrefour, em Porto Alegre.

Mobilidade

Porto Alegre, que já teve os ônibus mais modernos e confortáveis da América Latina, assiste ao sucateamento do transporte coletivo. Frota defasada, tarifa que aumenta sem parar, apesar dos subsídios milionários da prefeitura às empresas privadas, extinção dos cobradores e superlotação. E ainda convive com o fantasma da privatização da Carris.

Confira ainda nesta edição: Luis Fernando Verissimo, Marcos Rolim, Marco Weissheimer, Fraga, Edgar Vasques e Rafael Corrêa.

Boa leitura!

Comentários