POLÍTICA

Bolsonaro libera atividades religiosas

Medida Provisória incluiu cultos e missas em lista de serviços essenciais em meio ao combate ao novo coronavírus. CNBB mantém a orientação da suspensão de celebrações, conforme recomendado pela OMS
Por Marcelo Menna Barreto / Publicado em 26 de março de 2020

Foto: Isac Nóbrega/PR

Foto: Isac Nóbrega/PR

Jair Bolsonaro acordou o Brasil hoje, 26, com uma Medida Provisória que incluiu atividades religiosas em lista de serviços essenciais em meio ao combate ao novo coronavírus. Contrariando orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), cultos de igrejas evangélicas e missas da igreja católica estão liberados.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) disse que cada diocese católica é autônoma, mas vai manter a orientação da suspensão de celebrações.

De fato, Bolsonaro da mesma forma que tem atendido os pleitos do setor empresarial no meio da pandemia, contemplou com sua MP alguns dos principais líderes de igrejas evangélicas neopentecostais que protestam contra  isolamento. Edir Macedo, da Igreja Universal, e Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, foram dois deles.

Sendo considerado essencial, o serviço ou atividade fica autorizado a funcionar mesmo durante restrição ou quarentena em razão do coronavírus. Segundo o texto da MP, no entanto, o funcionamento deverá obedecer às “determinações do Ministério da Saúde”.

Comentários