POLÍTICA

Gabinetes ligados aos Bolsonaro na mira da CPMI das Fake News

Revelação de contas propagadoras de notícias falsas administradas por assessor ligado a Eduardo Bolsonaro acirrou ânimos no Congresso
Por Marcelo Menna Barreto / Publicado em 10 de março de 2020
O perfil “Bolsofeios” foi citado por Frota e pela deputada Joice Hasselmann (PSL-SP) em seus depoimentos à CPMI, como um dos que participam da coordenação e da execução de ataques nas redes sociais contra desafetos do governo. Fonte: Agência Câmara de Notícias

Not available

O perfil “Bolsofeios” foi citado por Frota e pela deputada Joice Hasselmann (PSL-SP) em seus depoimentos à CPMI, como um dos que participam da coordenação e da execução de ataques nas redes sociais contra desafetos do governo.

Not available

Faltando mais de um mês para a data regulamentar de encerramento da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) sobre as Fake News, oposição e centrão estão recolhendo assinaturas para prorrogar os trabalhos por mais 180 dias. De acordo com parlamentares, já há número suficiente de assinaturas no Senado. Na Câmara, o movimento será intensificado esta semana. Segundo informação de um alto funcionário do Congresso para o Extra Classe, a revelação na semana passada de que uma das páginas utilizadas para ataques virtuais contra adversários do presidente Jair Bolsonaro ter sido criada a partir de um computador da Câmara dos Deputados e com vínculos com assessores do deputado Eduardo Bolsonaro teria acirrado os ânimos.

Os parlamentares também identificaram uma conta do Instagram que estava sendo editada na rede interna do Senado. Da mesma forma, utilizada para disseminação de fake news, discursos de ódio e ataques a adversários do presidente, a página que se chamava snapnaro por vezes dialogava com a página que foi criada por integrantes do gabinete de Eduardo Bolsonaro, a bolso_feios.

A snapnaro foi mencionada pela deputada Joice Hasselmann (PSL-SP), ex-líder de governo Bolsonaro no Congresso,  em seu depoimento na CPMI em 4 de dezembro de 2019.  A página foi criada em maio de 2017 e no mesmo dia do depoimento de Joice foi apagada.

Também mencionada pela deputada, a bolso_feios teve seus criadores, vinculados ao gabinete do filho do presidente, desvelados a partir de informações enviadas pelo Facebook à CPMI, através de pedido de quebra de sigilo feito pelo deputado federal Túlio Gadelha (PDT-PE). Da mesma forma que a snapnaro, após a revelação, a página também foi apagada por seus administradores.

Tanto nas publicações da snapnaro e da bolso_feios eram publicadas notícias de blogs elogiosos a Jair Bolsonaro e parlamentares que romperam com o presidente eram atacados. O vereador do Rio Carlos Bolsonaro (PSC) e o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) filhos do mandatário chegaram por vezes a interagir com a snapnaro.

FROTA – No último dia 4 de março, o deputado Alexandre Frota (PSDB-SP) tornou público o conteúdo de documentos sigilosos que foram enviados à CPMI das Fake News pelo Facebook, em resposta a requerimento do deputado Túlio Gadêlha (PDT-PE) sobre a titularidade do perfil de Instagram “Bolsofeios”. Segundo dados fornecidos pela rede social, o perfil remete ao computador de Eduardo Guimarães, assessor parlamentar do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP).

Comentários