POLÍTICA

Superpedido de impeachment foi protocolado na Câmara

O documento é assinado por mais de 700 entidades, representando todos os segmentos da sociedade brasileira e defendido por parlamentares de direita, de centro e de esquerda
Por César Fraga / Publicado em 30 de junho de 2021
Documento unifica 123 pedidos e é assinado por amis de 700 entidades, partidos e parlamentares de direita, centro e esquerda

Foto: reprodução Twitter

Documento unifica 124 pedidos e é assinado por amis de 700 entidades, partidos e parlamentares de direita, centro e esquerda

Foto: reprodução Twitter

Diversos partidos políticos e entidades da sociedade civil protocolaram nesta quarta-feira, 30, por volta das 15 horas, na Câmara dos Deputados um documento unificando os mais de 100 pedidos de impeachment já apresentados à Casa.

Depois, ocorreu uma uma entrevista coletiva no Salão Negro seguida de um ato público em frente ao Congresso. A coletiva juntou no mesmo microfone o deputado Kim Kataguiri (DEM-SP) e a deputada Gleisi Hoffmann (PT/PR) entre outas lideranças de partidos e entidades.

Gleisi destacou que o documento unifica os mais de 124 pedidos que aguardam trâmite na casa. “O documento unificado está muito bem embasado e aponta mais de 23 crimes de responsabilidade”.

“Derrubar um dos maiores males que já aconteceu neste país justifica que forças de direita, de centro e de esquerda se juntem neste momento para este fim”, disse Kataguiri, que chamou o presidente jair Bolsonaro de “corrupto” e “genocida”.

Véspera

Na terça-feira, 29, líderes de partidos de oposição voltaram a defender o afastamento do presidente Bolsonaro, desta vez por causa da denúncia do deputado Luis Miranda (DEM-DF) e do seu irmão Luis Ricardo na CPI da Covid do Senado.

Aliados defenderam o governo. “Eu posso afirmar que ele, Bolsonaro, jamais se envolveria em negociata, principalmente de compra de remédio, de vacinas”, disse o deputado Neucimar Fraga (PSD-ES).

Já o deputado Coronel Tadeu (PSL-SP) disse que as falhas na vacinação são de responsabilidade dos governadores.

Resumo

Entre as acusações, segundo Vera, estão crime contra o livre exercício dos poderes, tentativa de dissolver ou ipedir o Congresso, crime contra o livre exercício dos direitos políticos, individuais e sociais assegurados na Constituição, opor-se ao livre exercício do Poder Judiciário, crime contra a segurança interna no país e descaso com a pandemia de coronavírus.

O documento é assinado por mais de 700 entidades, representando todos os segmentos da sociedade brasileira.

Comentários