POLÍTICA

Invasão deixa sites do governo do RS fora do ar

Ataque cibernético ocorreu durante a madrugada e atingiu toda a comunicação oficial do Palácio Piratini. Portais permaneciam sem acesso até o início da tarde
Por Gilson Camargo / Publicado em 8 de fevereiro de 2022

Foto: Reprodução

Central de dados da Procergs foi alvo de ataque cibernético durante a madrugada

Foto: Reprodução

Um ataque cibernético ocorrido durante a madrugada mantém os sites oficiais do governo do estado do Rio Grande do Sul fora do ar nesta terça-feira, 8. Os invasores se identificam como “Paraná Cyber Mafia”.

Em nota, a Companhia de Processamento de Dados do Estado (Procergs) informou que a invasão ocorreu em um ambiente restrito e sem risco de vazamento de dados e os cuidados estão sendo tomados para retorno dos serviços afetados com a maior brevidade possível.

“Nesta madrugada houve um acesso indevido em alguns sites do governo do Estado do RS. Ainda durante a madrugada, a Procergs, por meio de suas monitorias ativas, identificou e bloqueou esta iniciativa, informou o Palácio Piratini.

Além do portal principal do governo do estado, estão fora do ar os sites do Detran-RS e todas as secretarias e serviços ligados ao governo. Dados da plataforma Covid estão parcialmente disponíveis. Os portais foram adulterados com a mensagem “Shawty Boy is the best. PROCERGS, você caiu na hackeada da Paraná Cyber Mafia. Como penalidade, todos os serviços online do Rio Grande do Sul vão pro saco. :)”.

Comentários