POLÍTICA

Bolsonaro abandona o Brasil depois de dizer que tinha o propósito de atrasar o país

Jair Bolsonaro (PL) deixou o Palácio da Alvorada, no início da tarde desta sexta-feira, 30, por uma saída lateral para despistar os jornalistas, rumo a Orlando, nos Estados Unidos
Por Marcelo Menna Barreto / Publicado em 30 de dezembro de 2022

Foto: Reprodução Youtube

Em live de mais de 50 minutos, Bolsonaro criticou ato terrorista em Brasília e defendeu a oposição ao governo Luiz Inácio Lula da Silva de forma “inteligente”

Foto: Reprodução Youtube

Com o encerramento do seu mandato presidencial na virada do ano, Jair Bolsonaro abandonou o país nessa sexta-feira, 30.

Eram 14 horas quando um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou da capital federal para Orlando, estado americano da Flórida.

Pela manhã, o presidente, que entra na história como o primeiro não reconduzido ao cargo após a instituição da reeleição, fez uma live em tom de despedida, mas sem mencionar a viagem.

Ato falho, marcou a transmissão que teve o objetivo de fazer um balanço de seu governo. “Se cheguei aqui, teve um propósito. No mínimo atrasar quatro anos o nosso Brasil”, disse Bolsonaro.

Afirmação se deu em meio a lamentações contra o Supremo Tribunal Eleitoral (STE), o Supremo Tribunal Federal (STF) e a imprensa, principais culpados, segundo ele, para a derrota que teve na urnas no último dia 30 de outubro.

O presidente Bolsonaro conseguiu ser, nesse último dia útil do ano e de seu mandato, uma espécie de unanimidade. Se os críticos do seu governo comemoravam sua partida, grande parte de seus apoiadores mostraram decepção com o pronunciamento.

Críticas e decepções a Bolsonaro

“Acabou”, “frouxo”, “decepção”, foram palavras que sintetizaram as reações nas redes, além da óbvia alusão ao ato falho pronunciado na live de despedida.

Em muitos postagens, a escorregada de Bolsonaro foi atribuída ao conceito do pai da psicanálise, Sigmund Freud, de que o inconsciente acaba surgindo para revelar aquilo que o consciente de uma pessoa acaba reprimindo, conforme detalhou na obra A Psicopatologia da Vida Cotidiana.

A forma com que Bolsonaro deixou o Brasil às pressas fez com que não houvesse uma transmissão formal de cargo na base aérea como em tantas outras ocasiões na recente história da República.

O vice-presidente, Hamilton Mourão somente tomou conhecimento da partida na manhã desta sexta-feira, 30, quando Bolsonaro o comunicou que três decretos teriam sido deixados para a sua assinatura.

Bolsonaro deve passar os primeiros dias em Orlando e depois seguir para Miami, também na Flórida.

Com poucas informação, a previsão é Bolsonaro fique pelo menos um mês fora do país. Após passar uns dias em Orlando, ele deve seguir para Miami, também na Flórida.

Apesar das recentes especulações sobre um desentendimento conjugal, a primeira-dama Michelle Bolsonaro seguiu junto na viagem rumo aos Estados Unidos, ao lado de assessores que deverão continuar trabalhando para Bolsonaro  após o encerramento de seu governo.

Comentários