POLÍTICA

Atos pró-democracia marcam um ano de atos golpistas de 8 de janeiro

Evento reuniu Lula e chefes dos três poderes. PF cumpre 46 mandados de busca e apreensão contra financiadores dos atos golpistas, 13 só no RS
Da Redação / Publicado em 8 de janeiro de 2024
Atos pró-democracia marcam um ano de atos golpistas de 8 de janeiro

Foto: Polícia Federal/ Divulgação

Agentes da PF cumpriram 46 mandados de busca e apreensão contra participantes dos atos golpistas. Em Porto Alegre foram 13 ações da operação Lesa Pátria

Foto: Polícia Federal/ Divulgação

Uma série de atos marcará, nesta segunda-feira, 8, um ano da invasão e depredação do Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal (STF) por bolsonaristas radicais inconformados com a vitória do então presidente empossado, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O evento mais significativo ocorrerá no Congresso Nacional, em Brasília, às 15h, em um encontro de Lula com presidentes dos três poderes. Devem comparecer os presidente do Senado e da Câmara dos Deputados, do Supremo Tribunal Federal (STF), além de governadores, ministros, parlamentares e representantes da sociedade civil e do Poder Judiciário.

Proposto pelo próprio presidente da República, o evento, batizado de “Democracia Inabalada”, busca reafirmar a importância do regime democrático.

“É um momento de festa para celebrar a democracia revigorada após os atos inaceitáveis do dia 8 de janeiro de 2023”, afirmou o ministro da Justiça e Segurança Pública em exercício, Ricardo Cappelli.

O Congresso Nacional espera reunir cerca de 500 convidados para a solenidade, que será marcada pela reintegração simbólica ao patrimônio público de uma tapeçaria de Burle Marx e de uma réplica da Constituição Federal de 1988.

A obra de Burle Marx (sem título) foi criada em 1973 e vandalizada durante a invasão do Congresso Nacional em 8 de janeiro de 2022. Após minucioso trabalho de restauração, a tapeçaria voltou ao patrimônio do Senado. Já a réplica da Constituição foi recuperada, sem qualquer dano, após ter sido furtada da sede do Supremo, também no dia 8 de janeiro.

Atos pró-democracia marcam um ano de atos golpistas de 8 de janeiro

Foto: Joedson Alves/ Agência Brasil

Simbolismo: Congresso deve reunir cerca de 500 convidados para solenidade que será marcada pela reintegração de uma tapeçaria de Burle Marx danificada por bolsonaristas radicais e de uma réplica da Constituição achada nos escombros

Foto: Joedson Alves/ Agência Brasil

Manifestações nas capitais

Entidades, movimentos sociais e partidos políticos também promoverão atos em diversas cidades do país. Centrais sindicais como Central Única dos Trabalhadores (CUT) convocaram as entidades filiadas a realizarem atos e atividades em todo o país a fim de “marcar um ano da tentativa de golpe imposta por aliados do ex-presidente, derrotado nas urnas em 2022”.

Em Brasília, as primeiras manifestações ocorreram no domingo, 7. Partidos de esquerda e organizações sociais, incluindo a CUT-DF, aproveitaram que a rodovia DF-002 (Eixão) é fechada para o trânsito de veículos e liberada para pedestres e ciclistas e promoveram o chamado Ato em Defesa da Democracia, na altura do 208 Norte.

A proposta de antecipar o evento era, além de aproveitar a concentração de frequentadores do chamado Eixão do Lazer, não concorrer com o ato oficial, no Congresso.

Em Porto Alegre, haverá ato no Sindicato dos Bancários (Gal. Câmara, 424), das 17h às 19h.

Atos golpistas nunca mais

Em vídeo postado nas redes sociais, o presidente Lula reforçou a importância da memória da sociedade na construção e manutenção da democracia de um país.

Ao lembrar a tentativa de golpe de Estado ele destacou: “Dia 8 de janeiro de 2023, um grupo de pessoas irresponsáveis resolveu dar um golpe nesse país e o 8 de janeiro significa, daqui pra frente, não permitir que a sociedade esqueça disso, para poder garantir a democracia. E é esse 8 de janeiro que precisa ficar.”

Uma série de atos, promovidos por movimentos sociais em todo o país, marcará a data. Para este dia, de relembrar a data em que “os Três Poderes se sobressaíram e a democracia venceu”, Lula convidou os brasileiros a gritar em alto e bom som: “liberdade, liberdade, abra as asas sobre nós. E viva a democracia!”.

No dia 8 de janeiro de 2022, eleitores e simpatizantes do ex-presidente Bolsonaro, derrotado nas urnas, com a conivência de autoridades do Distrito Federal e do Exército, invadiram e vandalizaram as sedes dos três poderes.

Operação Lesa Pátria

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta segunda-feira, 8 mais uma etapa da Operação Lesa Pátria, dando sequência às investigações que buscam identificar financiadores e fomentadores da tentativa de golpe de Estado. Há exatamente um ano, as sedes dos Três Poderes foram invadidas e depredadas por grupos insatisfeitos com o resultado das eleições que levaram ao poder o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Nesta 23ª fase da Lesa Pátria, o STF expediu 46 mandados de busca e apreensão e um de prisão preventiva – este na Bahia.

Os mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em Mato Grosso (10), no Rio Grande do Sul (13), Distrito Federal (5), Maranhão (4), na Bahia (2), em Goiás (2), Minas Gerais (2), no Paraná (1), em Rondônia (1), Santa Catarina (2), São Paulo (1) e no Tocantins (3).

“Foi determinada a indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados. Estima-se que os valores dos danos causados ao patrimônio público possam chegar aos R$ 40 milhões”, informou a PF.

De acordo com os investigadores, os suspeitos podem, em tese, responder pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

Comentários