MOVIMENTO

Cooperativas doarão seis toneladas de alimentos em Porto Alegre

Mais de 2 mil pessoas em situação de vulnerabilidade serão beneficiadas, principalmente crianças e catadores de materiais recicláveis
Por César Fraga / Publicado em 25 de abril de 2024

Cooperativas doarão seis toneladas de alimentos em Porto Alegre

Foto: Ricardo Stuckert/PR/Divulgação

Foto: Ricardo Stuckert/PR/Divulgação

Nesta sexta-feira, 26, ocorrerá a entrega de seis toneladas de alimentos para 2.091 pessoas em situação de vulnerabilidade em Porto Alegre. Os alimentos serão doados por três cooperativas de agricultura familiar de assentamentos da reforma agrária ligadas ao MST. Até a conclusão do programa, mais de 600 toneladas serão entregues para entidades que atendem quase 40 mil pessoas em situação de insegurança alimentar em seis cidades gaúchas.

As entregas fazem parte da agenda do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade Compra com Doação Simultânea (CDS) implementado e coordenado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Após as entregas, terá um ato com a participação do presidente da estatal, Edegar Pretto (que acompanhará as entregas), e de representantes das cooperativas e das associações atendidas pelo PAA, além das famílias que receberão as doações.

A Cooperativa de Produção Agropecuária Nova Santa Rita (Coopan), de Nova Santa Rita; a Cooperativa dos Trabalhadores Assentados da Região de Porto Alegre (Cootap), de Eldorado do Sul; e a Cooperativa Regional dos Assentados da Fronteira Oeste (Cooperforte), de Santana do Livramento, entregarão abóbora, moranga, alface, couve, espinafre, repolho, aipim, batata-doce, tempero verde e cortes de carne suína à Associação de Reciclagem Força e Coragem, no bairro Mário Quintana, na capital gaúcha.

Conforme os projetos aprovados pela Conab, até o fim da execução do programa, a Coopan, a Cootap e a Cooperforte entregarão mais de 662 toneladas de alimentos a entidades sociais que atendem cerca de 39 mil pessoas em situação de vulnerabilidade nas cidades de Porto Alegre, Santana do Livramento, Pelotas, Santa Maria, Nova Santa Rita e Guaíba. Entre elas, a Associação de Reciclagem Força e Coragem, da capital. Os três projetos somam, juntos, R$ 3,38 milhões em investimentos do governo federal na aquisição de alimentos de assentamentos da reforma agrária.

Ainda nesta sexta, o presidente da Conab também vai acompanhar outra doação de alimentos do PAA no bairro Mário Quintana. Às 15 horas, o Sesc Mesa Brasil entregará cerca de 300 quilos de produtos da agricultura familiar de Bento Gonçalves, Sertão Santana e Dom Pedro de Alcântara ao Clube de Mães Bárbara Maix, que atende 224 crianças.

Incentivo à produção de alimentos

Conforme a Conab, a PAA é uma das principais políticas de incentivo à produção de alimentos, de geração de renda no campo e de combate à fome no país. Ele é operacionalizado pela Conab, com recursos do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). Já foram aplicados no Rio Grande do Sul mais de R$ 100 milhões por meio do programa, incluindo os projetos de CDS, a compra institucional de leite em pó e a doação de cestas de alimentos para comunidades indígenas atingidas pelas estiagens.

Comentários