CULTURA

Livro reúne textos de seis escritoras negras

Coletânea “Travessias de Amanaã” marca o dia internacional de visibilidade à luta das mulheres negras latino-americanas e caribenhas
Por Gilson Camargo / Publicado em 19 de julho de 2021
Textos, poemas e reflexões de seis autoras gaúchas negras estão reunidos no livro Travessias de Amanaã

Foto: Libretos/ Divulgação

Textos, poemas e reflexões de seis autoras gaúchas estão reunidos no livro Travessias de Amanaã

Foto: Libretos/ Divulgação

Uma construção coletiva de mulheres negras inspiradas em suas próprias vivências resultou em uma coletânea de textos, poemas e reflexões que remete ao universo de lutas e resistência de duas das escritoras negras mais representativas da literatura brasileira, Conceição Evaristo e Maria Carolina de Jesus. O livro Travessias de Amanaã (Libretos, 136 p.) promove o encontro de seis autoras da literatura afro-feminina produzida no Rio Grande do Sul, Ana Dos Santos, Carmen Lima, Fátima Farias, Delma Gonçalves, Lilian Rocha e Taiasmin Ohnmacht.

O lançamento da obra marca o dia internacional de visibilidade à luta das mulheres negras latino-americanas e caribenhas, celebrado em 25 de julho. O lançamento ocorre às 19h de domingo, no formato virtual, durante o Sarau Amanaã – Energia de raiz à semente na Sala Libretos.

Identidade

Livro escrito por autoras negras

Imagem: Reprodução

Imagem: Reprodução

Nos textos, a reafirmação da identidade e da literatura afro-feminina, da luta contra o racismo, a opressão e a invisibilização – o que representa muito em um país no qual 70% dos escritores são homens e 90% são brancos.

São escritoras que, além da literatura, se dedicam a outras funções no dia a dia, observa a professora e coordenadora do Coletivo de Mulheres Negras Iyá Agbara, Rudiléia Paré Neves, que assina o prefácio da obra.

“Não há uma só jornada para as mulheres”, destaca ao discorrer sobre cada uma das autoras.

“Me vejo nas mulheres desses textos. Em Farisa, a menina que não podia falar com espíritos de brancos; na menina de tranças, que renasce todos os dias e na bruxa, que renasce das cicatrizes; na mulher que rompe com um ciclo de dor e na que parte sem se despedir; na que sonha e acorda molhada e na professora cujo aluno não conseguiu fazer o trabalho solicitado; na que é perseguida pelo segurança da loja e naquela cujo corpo recebe a bala perdida; na resposta certeira e forte aos olhares preconceituosos que recebemos todos os dias. Vejo todas as que são atingidas – e mortas – pelo racismo, pelo machismo, pelas opressões todas”, enumera Rudiléia.

Autoras

Faz parte do livro escrito por autoras negras

Foto: Igor Sperotto

Ana Dos Santos

Foto: Igor Sperotto

Ana Dos SantosPoetisa, professora de Literatura e contadora de histórias, Ana é gaúcha de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Formada em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Participou de diversas coletâneas e publicou dois livros de poesia: Poerotisa (Editora Figura de Linguagem) e Pequenos Grandes Lábios Negros (Editora Venas Abiertas).

Integra livro escrito por autoras negras

Foto: Carla Uhlmann/ Divulgação

Carmen Lima

Foto: Carla Uhlmann/ Divulgação

Carmen LimaNatural de Porto Alegre, é professora licenciada em Pedagogia, atriz, bonequeira, brincante e contadora de histórias. Dos 30 anos de docência, há 20 atua na rede estadual de ensino, como alfabetizadora, oficineira e mediadora de leitura. Formou equipe de animação e empresa de teatro de bonecos. Esta é a sua primeira publicação, a qual assina também a capa.

Faz parte do projeto, junto com outras escritoras negras

Foto: Marco Farias/ Divulgação

Fátima Farias

Foto: Marco Farias/ Divulgação

Fátima FariasNasceu em Bagé e reside na capital Porto Alegre desde os anos 1980. É poeta, compositora e educadora social, tem como profissão também a gastronomia inspirada em temperos orgânicos. Participa de diversas coletâneas e lançou seu primeiro livro solo em março de 2020, Mel e Dendê (Libretos), onde reúne poesia e prosa, dando um passeio pelos slams.

Delma Gonçalves

Foto: Estudio Nuvem de Afeto/ Divulgação

Delma Gonçalves

Foto: Estudio Nuvem de Afeto/ Divulgação

Delma GonçalvesNasceu em Porto Alegre, é poetisa, compositora, produtora cultural. Graduada em Letras com pós-graduação em Produção Textual, suas poesias estão em diversas coletâneas. Publicou Cinco Décadas de Samba no Bairro Santana (Editora Cidadela) e livro de poesias O Som das Letras. Produziu e é parceira de Bedeu no CD Na Poesia e na Canção Elas e Eles Cantam Bedeu & Delma.

Lilian Rocha

Foto: Diego Lopes/ Divulgação

Lilian Rocha

Foto: Diego Lopes/ Divulgação

Lilian RochaNatural de Porto Alegre/RS, é farmacêutica e analista clínica (UFRGS), especialista em Homeopatia (ABH), musicista (Liceu Palestrina), escritora. É autora dos livros A Vida Pulsa – Poesias e Reflexões (Editora Alternativa), Negra Soul (Editora Alternativa) e Menina de Tranças (Editora Taverna). Participante de inúmeras antologias poéticas brasileiras e portuguesas.

Taiasmin Ohnmacht

Foto: Tamires Stodulski/ Divulgação

Taiasmin Ohnmacht

Foto: Tamires Stodulski/ Divulgação

Taiasmin OhnmachtÉ psicóloga e psicanalista. Mestre em Psicanálise: clínica e cultura (UFRGS). Participou da organização do e-book Da Vida que Resiste – Vivências de Psicólogas(os) entre a Ditadura e a Democracia (CRP/RS). Publicou Ela Conta Ele Canta (Cidadela), com o poeta Carlos Alberto Soares, e a novela Visite o Decorado (Figura de Linguagem).  Mantém o blog taiasmin.blogspot.com

Comentários