CULTURA

Festa do Candombe em Porto Alegre

Grupos Comparsa Tambor Tambora, Candombe Poa e La Brasa Lunera comemoram o Dia do Candombe, marco da cultura afro no calendário oficial da capital gaúcha
Da Redação / Publicado em 30 de novembro de 2022

Foto: Letícia Osório/ Divulgação

Grupo Comparsa Tambor Tambora, que integra a 1ª Llamada do Dia do Candombe, no sábado, 3

Foto: Letícia Osório/ Divulgação

No dia 3 de dezembro, os grupos Comparsa Tambor Tambora, Candombe Poa e La Brasa Lunera organizam e promovem conjuntamente a 1ª Llamada do Dia do Candombe, data inserida no calendário oficial de Porto Alegre pela Lei Municipal n. 13.107/2022.

O evento recorda a última vez em que os tambores soaram no Conventillo Mediomundo, em Montevidéu, antes do despejo de afrouruguaios em situação de vulnerabilidade social pelo regime militar daquele país em 1978.

Em Porto Alegre, especificamente, ainda traz o objetivo de celebrar a construção de uma cena de candombe em um contexto de intercâmbio cultural histórico das culturas da região do pampa.

Há registros históricos do século 19 sobre o Candombe da Mãe Rita, nas proximidades da Rua Avaí, bem como da proibição dos “candombes” no artigo 114 do Código de Posturas de 1858.

Com o passar dos anos, a tradição afro foi incorporada pela música popular local, resultou na formação da cuerda La Uruleyra no início dos anos 2000, na realização das edições da Llamada Porto Alegre e desde 2019 é revitalizado pela presença de grupos de candombe de rua que buscam valorizar o aporte da cultura negra na formação do território sulino.

Cultura afro

O candombe é uma cultura nascida entre a população negra do Uruguai a partir da interação das nações bantu no contexto da escravidão, há mais de 200 anos.

Envolve música, dança, representação de personagens característicos e, sobretudo, música feita a partir de tambores, os quais eram originalmente construídos com restos de barris do porto de Montevidéu.

Atualmente, são construídos por diversos artesãos do país vizinho. Os grupos, chamados “Comparsas”, desfilam pelas ruas utilizando em suas baterias grupos de três tambores diferentes: chico (o mais agudo), repique (intermediário) e piano (grave) cuja sobreposição ritmica conforma a música.

A concentração dos grupos ocorre no Largo Zumbi dos Palmares a partir das 18h, e os desfiles de cada um dos três grupos ocorrerá na Rua João Alfredo a partir das 19h, até a esquina da Rua Joaquim Nabuco, onde os integrantes se concentram para o trajeto de retorno em um toque coletivo até o Largo Zumbi dos Palmares.

Comentários