CULTURA

Sarau e prêmio promovem literatura fantástica e de horror

Odisseia de Literatura Fantástica volta ao palco com lançamentos de obras, debates e prêmio para autores de literatura de horror, fantasia e ficção científica
Da Redação / Publicado em 4 de outubro de 2023
Sarau e prêmio promovem literatura fantástica e de horror

Foto: Divulgação

Primeira edição presencial da Odisseia de Literatura Fantástica terá lançamento de revista e prêmio para dez categorias

Foto: Divulgação

Esse será a primeira edição presencial da Odisseia de Literatura Fantástica, que ocorreu de forma virtual desde a pandemia e agora volta ao palco, com a presença de autores e autoras de diversas localidades do país.

Mais de 40 convidados, ao longo de dois dias, irão debater, discutir e divulgar a literatura do gênero fantasia, o horror e a ficção científica que são produzidos no exterior e no Brasil.

Nos dias 7 e 8, o evento sediado na Biblioteca Pública do Estado do RS contará com feira de livros e também com bate-papos literários.

Além disso, será lançada para distribuição gratuita a revista número 1 da Odisseia de Literatura Fantástica, editada por Duda Falcão e capa ilustrada por Vinícius Dullius, com a publicação de contos inéditos de autores brasileiros.

Sarau e prêmio promovem literatura fantástica e de horror

Foto: Roberta Scheffer/ Divulgação

Duda Falcão

Foto: Roberta Scheffer/ Divulgação

Na programação, o 5º Prêmio Odisseia de Literatura Fantástica, composto por dez categorias: Capa e Projeto Gráfico, Quadrinhos Fantásticos, Narrativa Longa Literatura Juvenil, Narrativa Curta Horror, Narrativa Curta Fantasia, Narrativa Curta Ficção Científica, Narrativa Longa Horror, Narrativa Longa Fantasia, Narrativa Longa Ficção Científica e Artigos Fantásticos.

Duda Falcão é escritor, professor de escrita criativa, editor e doutor em educação. Publicou os livros de contos Mausoléu (2013), Treze (2015), Comboio de Espectros (2017), Mensageiros do Limiar (2020), o romance O Estranho Oeste de Kane Blackmoon (2019), a tese Representações culturais e pedagogia dos monstros no universo de H. P. Lovecraft (2021) e o Guia de Literatura Fantástica (2023).

Ele destaca que neste ano será mantida a missão do evento: fortalecer a produção e a divulgação da literatura fantástica em seus três eixos principais, a fantasia, a ficção científica e o horror. “Além disso, permanecemos promovendo valores como a cultura literária, a paz, a não violência, a empatia e o respeito ao outro”, ressalta.

Acesse a Programação completa do evento e os Indicados ao Prêmio Odisseia de Literatura Fantástica.

Serviço: 

9ª Odisseia de literatura fantástica
No dia 7 de outubro, sábado, das 10h às 19h, e dia 8, domingo, das 10h às 19h.
5º Prêmio Odisseia de literatura fantástica
Dia 8, das 18h às 19h.
Sessão de autógrafos com destaque para o livro Guia de literatura fantástica, de Duda Falcão, no dia 8, das 16h30 às 17h.
Local: Biblioteca Pública do Estado do RS (Rua Riachuelo, 1190 – Centro Histórico – Porto Alegre – RS).
Entrada franca

Comentários