CULTURA

TVE/RS completa 50 anos com novo programa pautado pela diversidade

Programa de entrevistas, Sobre nós, estreia dia 29, e focará na diversidade e em iniciativas que contribuam para diminuir as desigualdades sociais, a desinformação e o preconceito
Por César Fraga / Publicado em 26 de março de 2024
TVE completa 50 com novo programa sobre diversidade

Foto: Clarice Passos/TVE

Clarissa Lima, jornalista, será a apresentadora do programa “Sobre Nós”, que estreará na grade de programação da TVE a partir do dia 29 de março.

Foto: Clarice Passos/TVE

Um programa de entrevistas cuja principal marca será escutar pessoas que tenham ações individuais ou coletivas em prol da diversidade, além de propor a reflexão sobre as demandas contemporâneas, sobretudo dos grupos sociais que ainda buscam mais espaço. É assim que a jornalista e apresentadora Clarissa Lima define Sobre Nós, a nova atração da TVE, que terá sua estreia no próximo dia 29 de março, como parte das comemorações dos 50 anos da emissora.

A veiculação de episódios inéditos será semanal, às sextas, às 21h30, com reprise aos sábados, às 13h, sempre com meia hora de duração.

“Queremos dar visibilidade a projetos e ideias, sejam elas da academia ou das periferias, desde que voltadas a desconstrução do preconceito e da discriminação. Por exemplo, serão valorizadas na nossa pauta iniciativas de combate ao racismo, machismo, lgbtfobia, capacitismo, entre tantas outras formas de opressão”, explica a jornalista.

Clarissa disse ao Extra Classe que a ideia do programa surgiu a partir da experiência que teve na sua passagem pela Secretaria Estadual de Cultura (Sedac/RS), como assessora de diversidade, além da sua vivência como mulher negra. Ela trabalhou cinco anos na Sedac e lá teve contato com vários coletivos ligadas à diversidade e à cultura, além de desenvolver ações com estes grupos.

“É importante ressaltar que o que fez com que eu atingisse uma maturidade profissional para trabalhar essas questões, usando como ferramenta a comunicação pública, é saber que existem outras mulheres e mulheres negras que, assim como eu, também buscam um espaço de representatividade para apresentar suas ideias e iniciativas”, confessa”.

Quando ela retornou a TVE, em 2023, apresentou a proposta de criar um programa voltado à diversidade para a gestão da emissora. “Dentro da TVE, já existia a ideia de fazer um programa voltado a esses assuntos. Então, juntou a minha vontade de fazer esse projeto, a partir da minha atuação na Sedac, com o desejo da programação para que existisse o programa. Foi então que a editora da equipe de jornalismo da TVE, Isabel Bonorino, que também se interessa por questões ligadas à diversidade e sobretudo às pautas antirracistas e feministas, foi convidada a fazer parte desse time”, relata.

Conforme a diretora da atração, Isabel Bonorino, o programa traz um novo enfoque e aprofunda temas da atualidade, que geralmente não recebem o devido tempo para serem discutidos nas emissoras de tevês comerciais.

“A edição de estreia, por exemplo, vai falar sobre Mulherismo e afetividade, um termo ainda pouco difundido na mídia e que traz um conceito diferente do feminismo. A ideia é dar espaço ao novo, a novas vozes, que estão mudando realidades locais e contribuindo para a construção de uma sociedade melhor e mais aberta à diversidade”, revela.

“Bem, o nome completo é Mulherismo Africana, termo criado há mais de 30 anos pela estudiosa afroamericana Clenora Hudson-Weens e que traz para os dias atuais uma filosofia centrada em África, na cultura africana e toda sua riqueza e ancestralidade para seus descendentes africanos, em diáspora pelo mundo”, ensina Isabel.

Segundo ela, em um país miscigenado como o Brasil, em que metade da população se considera negra (conforme o último censo do IBGE) é de extrema relevância discutir temas que até então eram tratados apenas na superfície, ainda mais em tvs comerciais, mas que em uma emissora pública como a TVE, podemos fazer. “Essa é a ideia do Sobre Nós: trazer temas diferentes, como o mulherismo, trazer pautas que precisam ser discutidas com maior profundidade, que tratam de temas da diversidade”, diz.

TVE completa 50 com novo programa sobre diversidade

Foto: Clarice Passos/TVE

A diretora do programa Isabel Bonorino (usando máscara) revela que a proposta é oferecer um novo enfoque para aprofundar temas atuais que geralmente não recebem espaço nas emissoras de televisão comerciais.

Foto: Clarice Passos/TVE

A equipe do programa conta também com a direção de imagens de Felipe König; operador caracteres, Cristian Clipes; operador áudio, José Carlos Aires; operador de vt, Fábio Figueiredo; operador de vídeo, Ildyo Júnior; operador de câmera, José Polga, Antônio Santos e Paulo Azevedo; iluminador, Almir Tabajara; auxílio operacional, Josemar do Carmo; operadores de áudio, Clóvis Ourives e José Lau; trilha sonora, Bernardo Moletta; e artes, Ricardo Chaves.

A programação da TVE pode ser acompanhada no canal digital 7.1, no streaming do site tve.com.br e no canal no Youtube.

TVE 50 anos  

Além da estreia do programa “Sobre Nós”, as comemorações do aniversário de 50 anos da TVE incluem diversas ações. Nesta terça-feira, 26 de março, das 16h às 19h, a programação da emissora será totalmente local e voltada para as celebrações.

No dia dia 29 de março, a programação da TVE será predominantemente local, com a exibição de programas clássicos como Galpão Nativo, Palcos da Vida, Cidadania, Nação e TVE Repórter e, às 22h, será exibido o especial inédito “Memória TVE 50 Anos”, que resgata a história da emissora, será exibido em 29 de março, às 22h. Ainda, em 27 de março, será inaugurada uma exposição no Museu da Comunicação Hipólito José da Costa, sobre o meio século de vida da emissora pública dos gaúchos.

TVE no Museu de comunicação

TVE completa 50 com novo programa sobre diversidade

Foto: Clarice Passos/TVE

Foto: Clarice Passos/TVE

A TVE/RS também é tema de exposição no Museu da Comunicação Hipólito José da Costa (MuseCom), que celebra o papel social e as memórias da televisão pública dos gaúchos. A mostra “TVE 50 anos” abre para visitação do público na próxima quarta-feira, 27, às 13h, no MuseCom (R. dos Andradas, 959 – Centro Histórico, Porto Alegre.

Com entrada gratuita, a exposição pode ser conferida de segunda a sábado, das 10h às 19h (último acesso às 18h30), até 13 de julho.  A organização do evento é do MuseCom, unidade da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul (Sedac/RS), em parceria com a TVE, emissora vinculada à Secretaria de Comunicação do Estado (Secom/RS), com o patrocínio do Banrisul.

“A TVE é reconhecida por oferecer programação plural e diversificada, voltada à valorização da cultura regional. Revisitar a história da TVE é reviver o nosso passado, o passado do Rio Grande do Sul. Muito nos honra apresentar essa exposição, que mostra o caminho trilhado pela emissora. São 50 anos de credibilidade e aprimoramento dos conteúdos, e é esse legado que a exposição mostra aos visitantes”, disse a secretária de Comunicação, Tânia Moreira.

Dois pilares organizam a exposição: “Memórias” e “Programação”. No pilar “Memórias”, são abordados episódios importantes na história da TVE, além de mostrar os temas e as pessoas que fazem ou já fizeram parte dessa trajetória. Já no eixo “Programação”, estão apresentados itens dos acervos e da cenografia, que remetem aos programas da emissora, possibilitando a experimentação do público dentro desse espaço.  “A relação entre o MuseCom e a TVE foi recorrente nos últimos 50 anos e transbordou suas missões institucionais no que toca a comunicação. Esta exposição é mais um episódio dessa relação” ressalta Welington da Silva, diretor MuseCom. De acordo com Welington, as instituições se unem em uma curadoria em celebração a memória da TV, mas, vão além disso, celebram o Estado, celebram as pessoas, celebram uma trajetória pujante e que está imbricada no imaginário das gaúchas e dos gaúchos.

“A TVE mobiliza nossa memória afetiva com a cultura gaúcha. São 50 anos construindo uma história de referência para as emissoras públicas brasileiras, sempre muito próxima de seu público e preocupada com sua função social de promoção cultural e desenvolvimento de importantes cadeias produtivas, como a do audiovisual. Revisitar esse legado é uma oportunidade de reavivar memórias brincando e experimentando o universo lúdico da TV”, afirma a secretária Beatriz Araujo, da Sedac/RS.

Conforme os organizadores, o objetivo aa exposição passa menos por contar em detalhes os 50 anos da TVE e mais em colocar o público em contato com essas memórias de uma forma que, possivelmente, ainda não teve a oportunidade: brincando, conhecendo e experimentando um pouco dessa trajetória.

“A ideia da exposição surgiu há praticamente um ano, e desde então, uma equipe do Museu e da TVE, vem trabalhando para conseguir resgatar e contar como foram estes 50 anos de história. Não há dúvidas de que a TVE tem sido a emissora de televisão que mais produziu e produz conteúdo audiovisual no RS. E precisamos comemorar e mostrar tudo isso para a sociedade gaúcha, que é o motivo principal da existência da emissora” pontua o diretor da TVE e da FM Cultura, Caio Klein.

 

 

 

Comentários