Literatura queer brasileira abre a Semana do Centro Histórico em Porto Alegre

Festival ocorre entre os dias 18 e 27 de junho, com artistas, autores e produtores culturais em uma programação que estimula reflexões sobre território e diversidade
Literatura queer brasileira abre a Semana do Centro Histórico em Porto Alegre

A Semana do Centro Histórico reúne atividades gratuitas entre os dias 18 e 27 de junho em diferentes pontos da região central da capital gaúcha. A abertura corre na CCMQ

Foto: Thiele Elissa/Divulgacao CCMQ

A Semana do Centro Histórico começa nesta quinta-feira, 18, em Porto Alegre, com uma mesa dedicada à literatura queer brasileira contemporânea. A atividade ocorre às 19h, na Livraria Taverna, com entrada gratuita, e marca a abertura do festival cultural, que segue até 27 de junho com debates, apresentações artísticas, feira de rua e atrações musicais.

O encontro reúne as escritoras Natália Borges Polesso e Luciany Aparecida, com mediação do escritor Tônio Caetano. A proposta é discutir os caminhos da literatura LGBTQIA+ no Brasil, além de refletir sobre novas formas de narrar experiências ligadas à diversidade, identidade e pertencimento.

A mesa também abordará as transformações recentes do campo literário, os desafios enfrentados por autores e agentes culturais na ampliação da representatividade e as diferentes perspectivas sobre a produção queer contemporânea e suas contribuições para a literatura brasileira.

Roda de conversa

Natália Borges Polesso é escritora, tradutora, professora da Escola de Humanidades da PUCRS e uma das principais referências da literatura lésbica no país. Vencedora do Prêmio Jabuti com o livro Amora, ela desenvolve pesquisas sobre literatura, cultura e sociedade.

Luciany Aparecida, doutora em Letras, psicanalista em formação e professora do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Crítica Literária da PUC-SP, recebeu o Prêmio São Paulo de Literatura de 2024 pelo romance Mata Doce. Sua obra aborda temas como raça, gênero, memória e território, consolidando seu nome entre os principais destaques da literatura brasileira atual.

A mediação ficará a cargo de Tônio Caetano, especialista em Literatura Brasileira pela PUCRS, mestre em Design Estratégico pela Unisinos, vencedor do Prêmio Sesc de Literatura e integrante do Coletivo de Escritores Negros de Porto Alegre. Em sua produção, o autor trabalha questões relacionadas à identidade, à representatividade e às experiências periféricas.

A atividade será realizada na Livraria Taverna, espaço cultural do Centro Histórico que atua há mais de dez anos na difusão de obras ligadas a temas como diversidade, sexualidade, gênero e direitos humanos.

Festival ocupa espaços culturais do Centro Histórico

A Semana do Centro Histórico reúne atividades gratuitas entre os dias 18 e 27 de junho em diferentes pontos da região central da capital gaúcha. A programação será distribuída entre a Livraria Taverna, o Solar do IAB-RS e espaços públicos do bairro.

O festival inclui debates, apresentações artísticas, música, performances, feira de rua e ações voltadas à economia criativa. A iniciativa busca estimular a ocupação cultural do espaço urbano, ampliar o acesso à cultura e fortalecer a convivência comunitária.

Segundo a organização, a programação valoriza a produção cultural contemporânea e dá destaque a artistas LGBTQIA+ e pessoas racializadas, reforçando a cultura como instrumento de pertencimento e participação na vida urbana.

O que é queer?

Palavra em inglês que significa “estranho”. Inicialmente usada de forma ofensiva para pessoas homossexuais, foi apropriada pela comunidade LGBTQIA+ e seu uso se expandiu para se referir a dissidências sexuais e de gênero em geral. Pode também se referir à Teoria Queer, corrente desenvolvida a partir dos anos 1990 por pesquisadoras como a filósofa norte-americana Judith Butler, que entende orientação sexual e identidade de gênero como construções sociais e performances

Programação completa da Semana do Centro Histórico de Porto Alegre | 18 a 27 de junho de 2026:

18/06 (quinta-feira)

Debate | Literatura queer brasileira hoje: vozes, caminhos e futuro com: Natália Borges Polesso, Luciany Aparecida, Tônio Caetano

Horário: 19h

Local: Livraria Taverna

Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico – Porto Alegre/RS

Entrada: Gratuita

20/06 (sábado)

Tô na Rua — Feira de Rua e Arte Independente

Horário: 11h às 18h

Local: Rua dos Andradas (entre as ruas João Manoel e Bento Martins, nas proximidades da Livraria Taverna)

Entrada: Gratuita

23/06 (terça-feira)

Debate | Quem pode existir na cidade? Com Célio Golin, Marigdas e Natasha Ferreira. Mediação: Osmar Morlin

Horário: 19h

Local: Solar do IAB-RS – Rua General Canabarro, 363 – Centro Histórico

Entrada: Gratuita

27/06 (sábado)

Festa Concreto Rosa

Horário: 15h às 22h

Local: Solar do IAB-RS e Rua Riachuelo

Referência: Rua General Canabarro, 363 – Centro Histórico – Porto Alegre/RS

Entrada: Gratuita

Programação Artística

15h — Início da Festa Concreto Rosa / Lounge Chic

16h — Mini Ball — Casa de Atrevida

16h45 — Estreia oficial do Technobloco Moderninhas do Bairro, com DJ set b2b dos residentes Jordi Tasso e Pietra D’Avila

18h — DJ set Marigdas

19h — DJ set Turva

20h — DJ set Bikunha

21h — DJ set Malka

22h — Encerramento da Festa Concreto Rosa

Comentários