ECONOMIA

Endividamento das famílias brasileiras chega a 66,5%

Atraso da vacinação e fim do auxílio emergencial agrava ainda mais o problema para as famílias de baixa renda no Brasil. Percentual de inadimplentes atinge 24,8%
Da Redação / Publicado em 18 de fevereiro de 2021

Endividamento das famílias brasileiras chega a 66,5%

Foto: Marcello Casal Jr/ABr

Foto: Marcello Casal Jr/ABr

De acordo com estudo realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), ligada ao Sistema S e Fecomércio. O percentual de famílias endividadas (com dívidas em atraso ou não) no país chegou a 66,5% em janeiro deste ano, ficando acima das taxas de dezembro de 2020 (66,3%) e de janeiro daquele ano (65,3%). Inadimplência atinge, 24,8%. Os dados são da Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, divulgada nesta quinta-feira, 18, pela CNC, em sua sede no Rio de Janeiro.

“Com o fim do auxílio emergencial e o atraso no calendário de vacinação, as famílias de menor renda precisarão adotar maior rigor na organização do orçamento. Essa conjuntura faz o crédito ter papel ainda mais importante na recomposição da renda. É preciso seguir ampliando o acesso aos recursos com custos mais baixos, mas também alongar os prazos de pagamento das dívidas para manter a inadimplência sob controle”, explica a economista responsável pela pesquisa, Izis Ferreira

O percentual de inadimplentes, ou seja, famílias com dívidas ou contas em atraso, chegou a 24,8%, abaixo dos 25,2% de dezembro, mas acima dos 23,8% de janeiro do ano passado.

As famílias que não terão condições de pagar suas contas somaram 10,9% do total, abaixo dos 11,2% de dezembro, porém, acima dos 9,6% de janeiro de 2020.

Cartões de crédito

Segundo a CNC, o percentual de dívidas com cartão de crédito entre o total de endividados chegou a 80,5%, subindo para um patamar histórico.

Em janeiro do ano passado, a taxa era de 79,8%. Outros principais motivos para dívidas em janeiro deste ano foram: carnês (16,8%), financiamento de carro (9,9%) e crédito pessoal (8,4%).

O tempo médio com pagamento em atraso chegou a 63,3 dias e o tempo médio de comprometimento com dívidas ficou em 6,9 meses, disse a CNC.

Comentários