ECONOMIA

Servidor da Ciência e Tecnologia é indicado para substituir militar liquidante da Ceitec

Única empresa capaz de realizar todos os processos para a fabricação de chips na América Latina dá seus primeiros passos para escapar da extinção. Novo liquidante é alinhado à manutenção da Ceitec
Por Marcelo Menna Barreto / Publicado em 7 de fevereiro de 2023

Foto: Reprodução

Única indústria da América Latina capaz de fabricar chips de silício, Ceitec deverá passar ao comando de servidor de carreira da Ciência e Tecnologia

Foto: Reprodução

O nome do professor Augusto Cesar Gadelha Vieira será apresentado nessa quarta-feira, 8, como o indicado do governo Lula (PT) para ser o novo liquidante do Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec).

A assembleia da empresa federal de fabricação de semicondutores (chips) que o governo Bolsonaro planejava extinguir iniciará às 15h, com a definição, também, dos nomes dos novos integrantes do Conselho Fiscal da organização.

É a terceira vez que ocorre a prorrogação do prazo de liquidação da Ceitec.

Como o governo atual já comunicou sua intenção de reverter o destino da empresa e retomar sua produção, confirma-se a hipótese aventada no setor: ganhar um tempo a mais para formatar o novo modelo de negócio da estatal.

Ciência e Tecnologia

Imagem: Reprodução

O professor Gadelha Vieira deve substituir militar nos destinos da indústria de chips que está em liquidação

Imagem: Reprodução

A Ceitec é a única empresa da América Latina capaz de projetar e produzir chips de silício.

Após um ano do início do seu processo de liquidação – em meio à crise mundial de fornecimento de semicondutores – o governo Bolsonaro anunciou a necessidade de “alavancar a produção” dessas peças no país.

Gadelha, segundo ofício interno da Secretaria de Coordenação das Estatais do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGISP) ao qual o Extra Classe teve acesso, deverá assumir os rumos da Ceitec no lugar do oficial da reserva da Marinha Abílio Eustáquio de Andrade Neto indicado pelo governo que se encerrou em 31 de dezembro.

Segundo fontes ligadas ao setor, além do novo liquidante e membros do Conselho Fiscal da Ceitec, a principal expectativa está na redação da ata da assembleia que contará com a presença física de um procurador-geral da Fazenda.

Defensores da empresa esperam que o texto preveja a possibilidade da retomada das suas atividades-fim, Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), produção e vendas.

O assunto é complexo porque além do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e MGISP, os ministérios da Fazenda, Planejamento e Indústria e Comércio estão indiretamente envolvidos no processo.

Quem é Gadelha

Augusto Cesar Gadelha Vieira é professor do Instituto de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Cedido ao MCTIC, desde 2015 é diretor do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC/MCTIC).

Pós-doutor em Engenharia Elétrica, o professor tem ainda mestrados em Engenharia Elétrica e Telecomunicações, com passagens acadêmicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUCRJ) e pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos.

Comentários